Topo

Rodrigo Mattos

Governo não tem controle sobre verba olímpica, e paga até empresa suspeita

rodrigomattos

13/07/2016 14h00

Em reunião no COB (Comitê Olímpico Brasileiro), o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, admitiu a dirigentes que há problemas na fiscalização de recursos repassados para investimento no esporte olímpico e a municípios. Tanto que a pasta pediu ajuda para esse controle a outros órgãos do governo federal. Há uma investigação da Polícia Federal sobre possível desvio de verba do Ministério destinada às confederações.

Um dos temas da reunião de Picciani com dirigentes olímpicos foram exatamente esses convênios.  As confederações questionaram sobre a falta de liberação de dinheiro de projetos seja os que já estão assinados seja os que ainda não foram avaliados. Houve até o pedido para prioridade para convênios do basquete, atletismo, judô, tênis de mesa e tiro com arco – sendo esta última confederação envolvida nas suspeitas de desvios.

Além disso, as confederações apontaram que há projetos cujas prestações de contas estão há cinco anos na pasta e ainda não foram analisados pelo Ministério do Esporte. Há um prazo máximo de oito anos para concluir esse processo. Também foi questionado sobre a não aprovação de programas de lei de incentivo.

Em resposta, o ministro do Esporte explicou que há problemas porque existem 3 mil prestações de contas pendentes na pasta, incluindo verbas olímpicas e repassadas a municípios. As entidades que receberam os recursos já deram suas explicações à pasta, mas o ministério não conseguiu fazer as verificações pela equipe reduzida.

Picciani informou que já pediu ajuda da CGU (Controladoria Geral da União) e ao Ministério do Planejamento para tentar solucionar o problema. Há uma informação apurada pelo blog de que a equipe do Ministério do Esporte para fiscalizar repasses tem menos de 10 pessoas.

E a reportagem constatou que a SB Promoções, empresa que está no centro da suspeita de desvio de recursos no convênio, continua a receber pagamentos do Ministério apesar de dois anos de investigação da Polícia Federal. Seu último pagamento foi feito em 1o de julho há apenas 12 dias.

Questionado sobre suas afirmações na reunião, por meio de assessoria de imprensa, o ministro Picciani não respondeu as perguntas. Apenas informou que apresentou novos integrantes da pasta, Luiz Lima (secretário de esporte de alto rendimento) e Rogério Sampaio (da autoridade de dopagem).  "No encontro, o ministro colocou a equipe à disposição das entidades para discussão de projetos em geral, visando, também, ao próximo ciclo olímpico. O COB afirmou que não iria se manifestar sobre o assunto.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.