Topo

Rodrigo Mattos

Rio-2016 terá a maior audiência da história de eventos nos EUA, diz NBC

rodrigomattos

26/07/2016 06h00

A Olimpíada do Rio-2016 terá a maior audiência da história de eventos esportivos nos EUA. Essa é a previsão do presidente da NBC, Gary Zenkel, que é dona de todos os direitos da competição para o país e maior financiadora dos Jogos.

Em 2009, a emissora norte-americana apoiou fortemente a campanha de Chicago a ser sede para a Olimpíada. Mas a vitória do Rio não foi ruim para a NBC visto que o fuso horário é favorável para exibição do evento.

"Prevemos a maior audiência da história nos EUA", contou Zenkel. "Vamos exibir tudo ao vivo em alguma plataforma com exceção da abertura que será atrasada em uma hora para pegar o prime time nos EUA."

Em outros países, como Pequim-2008, a emissora deixou para exibir os eventos com atraso para se encaixar no horário nobre norte-americano. No Brasil, a emissora investiu fortemente em sua infraestrutura, tendo estúdios na praia de Copacabana, e no Parque Olímpico. E disse estar satisfeito com a estrutura oferecida de energia elétrica.

"O que aprendi sobre esse evento é que ele sempre acontece. A coisas que representam desafios como a energia que é uma estrutura bem complexa", contou Zenkel.

A estimativa do executivo é que a empresa tenha uma receita maior do que a de Londres, embora ele não fale em números. A NBC paga mais de U$$ 1 bilhão ao COI pelos direitos da Olimpíada. No Brasil, como em outros países, eles terá isenção fiscais em diversos itens.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.