Topo

Rodrigo Mattos

No Profut, um quinto dos clubes não pagou nem 1a parcela da dívida fiscal

rodrigomattos

13/09/2016 18h53

Dos clubes que aderiram ao Programa Profut, pelo menos um quinto dos 127 clubes não pagou nem a primeira parcela da dívida e será excluída do refinanciamento. O dado foi revelado pelo coordenador de cobranças da Receita Federal, Frederico Igor Leite, durante audiência na Câmara Federal. Ele ressaltou, no entanto, que os grandes clubes que são os maiores devedores continuam pagando.

A informação foi dada quando dirigentes e deputados o questionaram sobre dados para demonstrar a eficácia do programa.

"Por enquanto, só temos dados das adesões aos parcelamentos. E, dessas adesões, quais não apresentam primeiro pagamento. O primeiro pagamento é condição sagrada para continuar. Dependendo da modalidade, está em 20 a 26% de não pagamento. São três modalidades, Receita, Procuradoria da Fazenda, INSS. A receita ficou surpresa. Estamos falando um quarto ou um quinto que não cumpriu com o requisito de parcelamento. Estamos apurando a regularidade dessas parcelas", contou Frederico.

Mais à frente, o executivo da receita afirmou que os clubes maiores, que têm as dívidas mais representativas, aderiram ao programa. E informou que por isso crê na eficácia do programa.

"As dívidas médias para grandes, esses aderiram. Tudo bem que são 120 de 540 clubes. Mas esses 120 representam 95% e 97% (dívidas). Havia quantitativo nesses 500 que eram dívidas irrisórias. Não pode dizer que o Profut foi ineficaz do ponto de vista de dívida", contou Frederico.

O blog perguntou à Receita detalhes da informações dada na audiência, inclusive quais clubes que nem pagaram a primeira parcela, mas ainda não obteve resposta. A Receita ainda não sabe qual o montante que tem sido pago pelos clubes, nem o total do débito incluído no programa.Um levantamento do blog mostrou que em torno de R$ 600 milhões em dívidas foram perdoados pelo governo só para clubes grandes.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.