Topo

Rodrigo Mattos

STJD diz que, se Mancha for ao jogo, deve voltar a fechar portões no futuro

rodrigomattos

13/09/2016 06h00

O STJD estudará mudar a punição ao Palmeiras e fechar portões de jogos futuros se for constatada a presença em massa e com camisas da torcida organizada alviverde no jogo contra o Flamengo, na quarta-feira. Isso seria uma desrespeito à punição do tribunal. O mesmo vale para os rubro-negros em seus jogos em casa e como visitantes. A informação é do presidente do tribunal, Ronaldo Piacente.

A corte esportiva puniu o clube paulista com a proibição de presença de organizadas e torcida visitante, além do fechamento do setor do Gol Norte para o Palmeiras. Para o Flamengo, foi imposta redução de 20% do público e veto da presença de organizadas e visitantes. A punição passa a valer só agora neste meio de semana. A Mancha alviverde, na semana passada, soltou um comunicado para seus torcedores dizendo para irem no setor do Gol Sul do Allianz Parque.

"Não pode ir com camisa, com faixas, nem reservar um setor. Se forem só alguns e se misturarem aos outros, não tem como impedir. Vamos analisar depois caso a caso. Esperamos que cumpra a determinação", afirmou Piacente. "Se isso acontecer (presença em massa de organizadas), vamos estudar e pode mudar a punição para os clubes. Provavelmente volta aos portões fechados. Aí é saber se as organizadas querem prejudicar o time."

O entendimento de Piacente é de que pode não ser possível impedir todos os torcedores organizadas, mas os principais, chefes e envolvidos em briga, são conhecidos no estádio. E lembrou que a punição só com veto à organizada e um setor fechado foi uma alternativa para não fechar o estádio.

"É para beneficiar o torcedor do bem, e não o torcedor do mal. Agora temos que ver se é possível. Espero que os clubes tenham bom senso para retirar os torcedores os 30, 40 que sempre brigam. Falei para o presidente do Flamengo, vocês precisam fazer a sua parte", contou Piacente.

A posição do tribunal é de que a punição é nova e por isso ainda precisa de ajustes, e testes. A intenção é descobrir se é possível vetar só as organizadas. Se não for, a tendência é a volta dos portões fechadas.

O presidente do STJD explicou que, no sábado, a torcida visitante não estava proibida no jogo do time rubro-negro com o Vitória, nem do Palmeiras com o Grêmio, no domingo. Isso porque a punição vale a partir de segunda-feira, dez dias após a data do julgamento.

O Flamengo chegou a entrar com uma petição para a pena ser antecipada e cumprida no sábado, mas o Vitória rejeitou em comunicado ao tribunal. E, segundo o presidente do STJD, a sanção só poderia ser antecipada com a concordância do clube mandante.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.