Topo

Rodrigo Mattos

Com Maracanã fechado, Palmeiras lucra quase o triplo do Fla com bilheteria

rodrigomattos

14/09/2016 11h46

A partida decisiva entre Palmeiras e Flamengo, nesta quarta-feira, será mais um exemplo de casa cheia no Allianz Parque, apesar das restrições do STJD. Do outro lado, o clube rubro-negro vive sua trajetória itinerante pelo fechamento do Maracanã. Como resultado, o time paulista lucrou quase o triplo do rival em bilheteria até agora no Brasileiro.

Os números constam de levantamento de Benny Kessel, em seu ótimo blog www.balancodabola.blogspot.com.br, sobre as finanças de clubes. Seus dados vão até a 24a rodada do Nacional.

O Palmeiras teve um lucro de R$ 18,3 milhões em bilheteria, total das receitas menos as despesas de jogo. É o clube que mais ganha dinheiro com ingressos no Brasileiro. Há três explicações: tem a maior média de público com 32.882, um estádio grande e cobra ingressos mais caros do que os outros.

Já o Flamengo sediou alguns jogos no Mané Garrincha e na Arena das Dunas, mas a maioria foi em estádios menores como o Kléber Andrade e Volta Redonda. Em resumo, sua média de público foi de 20.413, apenas a sexta do campeonato. Isso para um clube que, anteriormente, costumava liderar o quesito e, nesta edição, disputa o título.

Mesmo considerada a taxa de ocupação estádio: o time carioca está bem abaixo do Palmeiras: 76% contra 54%. E, como os estádios não são seus, o Flamengo ficou com apenas R$ 6,6 milhões em lucro de bilheteria, o que representa apenas metade do dinheiro arrecadado. Enquanto isso, o Palmeiras ficou com quase dois terços do total da receita.

Lembrança: Flamengo e Palmeiras têm disputado o posto de time que mais arrecada no Brasil, o que se reflete posteriormente em campo. E a bilheteria tem sido um fator a favor do time paulista.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.