Topo

Rodrigo Mattos

Final da Libertadores em jogo único ainda causa divisão na Conmebol

rodrigomattos

29/09/2016 12h53

Com Pedro Ivo Almeida

A final em jogo único da Libertadores ainda causa divisão na cúpula da Conmebol. A proposta foi lançada em reunião na terça-feira na confederação, mas será votada no domingo pelo conselho da entidade. Entre as mudanças feitas na competição, essa é a única em que ainda não há certeza sobre se será efetiva.

"Senti que ainda há uma divisão na Conmebol em relação a esse tema. Há questões de logísticas em relação a isso", contou o diretor de competições da CBF, Manoel Flores. Os deslocamentos na América do Sul são maiores, com mais dificuldade de transportes. Há ainda menos estádios de alto nível.

A Conmebol contratou um relatório da consultoria Mckinsey para reformular a Libertadores após pedidos de clubes e federações para valorizar o torneio. Entre as propostas, estava a ideia de realizar a final em jogo único como na Liga dos Campeões. Isso, teoricamente, traria valorização comercial ao torneio, criando um grande evento.

Na terça-feira, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, defendeu a medida alegando que 70% dos times que fazem o segundo jogo da final em casa ficam com o título da Libertadores. Essas equipes fizeram a melhor campanha no torneio.

Se aprovada a final em jogo único, ela ocorrerá em novembro, em um sábado, provavelmente no dia 25. De novo, será uma repetição do que ocorreu na Liga dos Campeões.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.