Topo

Rodrigo Mattos

Brasileiro vira campeonato com mais times em ligas continentais no mundo

rodrigomattos

04/10/2016 06h00

Ao dar duas vagas extras para o país na Libertadores, a Conmebol tornou o Brasileiro o campeonato que mais classifica times para ligas continentais no mundo. Nenhuma das cinco competições de continentes pelo planeta dá sequer um número próximo às sete vagas brasileiras concedidas pela confederação sul-americana.

A Conmebol decidiu inchar a Libertadores para 44 times, incluindo os 28 classificados para a fase de grupos e outros 16 na prévia à competição. Com isso, o Brasil ficou com sete vagas por razões comerciais, enquanto a Argentina ficou com seis. Antes, cada um tinha cinco times. A entidade alegou que houve motivos comerciais e tamanho de população.

Um levantamento do blog mostra que a situação é inédita nas outras cinco ligas. Na Europa, são no máximo quatro times por país, número que chega a cinco se o país tiver o campeão. É o caso da Espanha neste ano com cinco equipes – outros com quatro vagas são Alemanha e Inglaterra. Ficam com quatro vagas os países que atingem o maior coeficiente técnico da UEFA, misto de desempenho das agremiações e das seleções.

Outro exemplo é a Liga dos Campeões da Ásia, talvez a segunda mais organizada do mundo. Seu critério é técnico: desempenhos das seleções representam 30% do ranking de países, e os de clubes, 70%. Assim, cada um dos países mais representativos -Japão, Coréia do Sul, China, Arábia Saudita e Irã – fica com quatro vagas, sendo uma na fase prévia. São 32 equipes na fase de grupos.

A Liga dos Campeões da Concacaf é um pouco menor, com 24 times. Mas também há o respeito do limite de quatro times para os dois principais países, México e EUA. Há uma fase prévia para classificação dos países do Caribe.

Na África, a liga dos campeões do continente tem 58 times em um formato bem diferente das mais tradicionais. Há um grupo de países mais representativos, como Egito, África do Sul, Tunísia e Marrocos, que classificam dois times. A maioria das nações só tem uma vaga na competição.

Por fim, na Oceania, há a menor das competições: são apenas 12 times. A Nova Zelândia e a Nova Caledônia classificam dois times para o campeonato – a Austrália faz parte da confederação asiática.

No total, o Brasileiro dará 13 vagas para a Libertadores e Liga Sul-Americana. Para efeito de comparação, a Espanha tem sete na Europa se não tiver o campeão.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.