Topo

Rodrigo Mattos

Libertadores terá sorteio para oitavas de final como na Liga dos Campeões

rodrigomattos

04/10/2016 13h47

Em sua reforma da competição, a Conmebol fará um sorteio para definir os confrontos das oitavas de final da Libertadores em vez de estabelecer os cruzamentos por posição. A informação é de um dos dirigentes que esteve presente na reunião da confederação sul-americana para definir as mudanças no torneio.

A reforma do campeonato foi baseada na consultoria Mckinsey que estabeleceu modificações para aumentar as receitas. Basicamente, foi copiado o modelo da Liga dos Campeões, já que a consultoria também trabalha para a UEFA.

E, dentre as premissas da liga, está a de evitar um confrontos entre os grandes times do continente logo de cara nas eliminatórias. Na Europa, o objetivo é evitar jogos entre Barcelona e Real Madrid ainda nas oitavas de final, por exemplo. Na América do Sul, haverá a mesma intenção: evitar um cruzamento entre um São Paulo e Corinthians logo de cara. E o sorteio costuma minimizar esse risco, segundo a consultoria.

Atualmente, os confrontos das oitavas-de-final são estabelecidos com o 1o pegando o 16o lugar, e assim por diante. Com isso, já houve confrontos entre Boca Juniors e River Plate, Flamengo e Corinthians, todos nesta primeira fase de mata-mata.

Entre as mudanças da Libertadores, está o aumento de 38 para 44 times. Com isso, o Brasil ganhou mais duas vagas na pré-Libertadores. Pelo relatório da consultoria, o país deveria ganhar ainda outra vaga extra, totalizando três. O objetivo é econômico de aumentar os ganhos da competição.

Mas houve uma resistência de outras confederações que entenderam ser excessivo que o país ficasse com oito postos na principal competição sul-americana. Por isso, foram duas vagas, dando uma para cada um dos outros países.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.