Topo

Rodrigo Mattos

Procuradoria do STJD deve denunciar árbitro do Fla-Flu por falha na súmula

rodrigomattos

14/10/2016 13h23

A procuradoria do STJD deve denunciar o ábritro Sandro Meira Ricci por omitir fatos relevantes na súmula do Fla-Flu. O juiz disse que não houve nada de anormal no jogo apesar de a partida ter ficada parada mais de 10 minutos pela confusão em torno do gol impedido de Henrique.

"Provavelmente ele será denunciado, parece não existir dúvida que houve um incidente que não foi relatado na súmula, mas tudo vai ser analisado com a devida parcimônia", contou o procurador do STJD, Felipe Bevilacqua.

É cedo portanto para saber se haverá alguma punição a Sandro Meira Ricci. Fato é que, na súmula, ele apenas escreveu: "O jogo foi paralizado (sic) por 10 (dez) min, aos 40' min do 2o tempo, pelos atletas de ambas as equipes terem protestado contra a decisão da arbitragem em um lance de impedimento."

Neste período, Sandro Meira Ricci deu o gol desrespeitando decisão do seu auxiliar Emerson Augusto de Carvalho. E, depois de reclamações dos dois times, voltou atrás e anulou, acertando a marcação do impedimento de Henrique. Nada disso foi relatado.

O artigo 266 diz: "Deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, prova ou equivalente, ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou fazer constar fatos que não tenha presenciado." As penas podem ser suspensões de 30 dias a um ano.

Se o Fluminense confirmar o pedido de anulação da partida, por interferência externa ao árbitro, isso também passará pela procuradoria do STJD.  Bevilacqua disse não se recordar de outro caso similar de pedido de anulação. Esse será analisado caso o clube tricolor confirme a ação.

Para conseguir a anulação, o Fluminense terá de provar uma conduta indevida de Sandro Meira Ricci visto que o árbitro nada relatou na súmula.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.