Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol terá de ignorar regulamento para dar título à Chape

rodrigomattos

02/12/2016 05h00

A Conmebol deve dar o título da Sul-Americana à Chapecoense após o acidente de avião que matou a maior parte de seu time. Mas, para isso, terá de ignorar o regulamento do campeonato que não tinha nenhuma precedente sobre o caso. O presidente da confederação sul-americana, Alejandro Dominguez, vai precisar de um aval formal de seus pares do Conselho Executivo da entidade.

Como mostrado pelo blog, a Conmebol já tinha se convencido a dar o título ao time catarinense após um pedido do Atlético Nacional desde terça-feira. Havia, no entanto, a intenção de se evitar falar do assunto logo após a tragédia, assim como uma pendência em relação à vaga da Colômbia na Libertadores. A CBF espera que a taça seja oficializada em Chapecó neste final de semana quando haverá o velório das vítimas. Dominguez estará lá.

Com esse objetivo, a Conmebol terá de tomar uma decisão não prevista no regulamento da Sul-Americana ou no código de disciplina."Não tem nenhuma previsão no regulamento. É uma situação tão excepcional que não tinha como prever algo assim", contou o presidente do tribunal de disciplina da Conmebol, Caio Rocha.

Segundo ele, se fosse seguir as regras estritamente, teria de se remarcar o jogo e dar os pontos ao Atlético Nacional se a Chapecoense não tivesse jogadores, o que não seria algo de bom senso na sua opinião. Obviamente, a Conmebol não cogita fazer algo parecido. Neste caso, o time catarinense ainda tomaria um 3 x 0 e poderia ser punido.

Mas o regulamento da Sul-Americana abre uma brecha. Em suas disposições finais, o texto afirma que as regras podem ser mudadas a qualquer tempo totalmente ou parcialmente pelo Comitê Executivo da Conmebol. Bastará portanto ter esse aval da cúpula da entidade.

No clima de comoção atual, o Conselho não vai se opor a uma decisão do presidente Alejandro Dominguez neste sentido, como apurou o blog. Assim, deve apenas referendar sua decisão. Ainda será necessário tomar uma decisão sobre premiação pelo título.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.