Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol dá 'vagas mexicanas' da Libertadores para seis países. Brasil fora

rodrigomattos

05/12/2016 15h00

A Conmebol definiu os donos da vaga extras da Libertadores surgidas após o abandono dos times mexicanos. Esses postos ficaram para serem divididos entre Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Paraguai e Uruguai, países que não foram contemplados na primeira reforma da competição. Brasil, Argentina, Chile e Colómbia já tinham ganhado lugares adicionais na competição.

O blog apurou que deve ocorrer um torneio preliminar entre esses seis países para definir os três novos postos na Libertadores. Não foi possível obter detalhes sobre o formato para definição de vagas. Assim, acaba a esperança dos times brasileiros de aumentar ainda mais a presença no campeonato, no qual já tem sete vagas garantidas, a maior entre todos os países.

A decisão de contemplar os seis países não agraciados na primeira reforma foi um jeito político da Conmebol de ficar bem com todas as federações. Não houve oposição de federações mais fortes.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.