Topo

Rodrigo Mattos

Ao STJD, Vitória entrega e-mail em que Fifa encerra caso Victor Ramos

UOL Esporte

07/12/2016 19h01

Screen Shot 2016-12-07 at 6.31.54 PM
Screen Shot 2016-12-07 at 6.31.54 PM
  E-mail de departamento da Fifa que dá como encerrado caso Victor Ramos é anexado à ação no STJD (foram cortados os endereços de e.mail)

O Vitória apresentou nesta quinta-feira sua defesa na acusação do Internacional de que escalou de forma irregular o jogador Victor Ramos. O principal trunfo do time baiano é um e-mail do departamento de TMS (sistema de transferência) da Fifa que dá como encerrada a investigação da transferência do atleta e, portanto, a consideraria regular. O documento foi obtido pelo blog no processo (veja acima). A procuradoria do STJD agora vai decidir se dá sequência ao caso ou se o arquiva.

Em sua notificação de infração, o Internacional alegou que houve má fé do Vitória e erro da CBF na inscrição de Victor Ramos.  Segundo a versão colorada, deveria ser feita uma transferência internacional do Monterrey para o time baiano, mas só se executou com transação nacional. Assim, ele estaria irregular e a equipe rubro-negra deveria perder 24 pontos e ser rebaixada.

Para colocar a transação em dúvida, entre outros pontos, o Inter apresentou um documento da Fifa, de 24 de maio de 2016, assinado por Omar Ongaro, do Departamento de status do jogador, em resposta à consulta da CBF. Esse documento também foi apresentado pelo Vitória. Sua conclusão é dúbia.

Neste documento, o dirigente da Fifa diz que havia, sim, necessidade de um TMS (ou seja, transferência internacional) para firmar o empréstimo de Victor Ramos entre Monterrey e Vitória, após a saída do atleta do Palmeiras. Isso ajudaria o Inter. O clube ainda alega que o time baiano tentou fazer a transferência internacional e depois desistiu.

Ao mesmo tempo, o primeiro documento da Fifa constata que o "o registro foi dado somente em nível nacional", o que favoreceria o Vitória. Em seguida, afirma que poderão ser abertos procedimentos disciplinares em outros órgãos da Fifa.

A CBF deu o caso por encerrado e informou o STJD, que o arquivou em junho de 2015. Dentro da federação internacional, no entanto, o caso teve sequência e foi para o departamento de integridade e compliance do TMS da Fifa.

Neste procedimento, o TMS da Fifa pediu ao Monterrey e ao Vitória que apresentassem explicações sobre o caso. Houve respostas de ambos os clubes, e traduções do texto. O tema é "alegada falha de providenciar informação obrigação dentro da instrução de TMS."

Finalmente, em oito de novembro, o e-mail do compliance e integridade do TMS envia uma resposta ao Vitória. Neste e.mail, diz: "Obrigado pelo seu e.mail e explanação e a tradução fornecida. Nós estamos felizes de confirmar que esse caso agora está fechado." O blog não teve acesso ao restante da troca de e.mails.

Em sua ação, o Internacional alega que o procedimento de análise da transferência de Victor Ramos não foi concluído na Fifa. Mas não apresenta evidências neste sentido. A CBF enviou ontem ao STJD também sua explicação do caso, e alega que o caso está encerrado pela Fifa.

Caberá agora à procuradoria do STJD destrinchar o imbróglio e dizer se há razões para dar andamento ao caso. Se ela não o arquivar, o pleno do tribunal vai julgar o tema.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.