Topo

Rodrigo Mattos

Inter usa exemplo do Flu em sua ação no STJD contra o Vitória

rodrigomattos

07/12/2016 10h55

Com Jeremias Wernek

Em sua ação no STJD, que tem como objetivo rebaixar o Vitória, o Internacional usou como precedente o caso do Fluminense que conseguiu levar a Portuguesa para a Série B. A ação do tricolor carioca que mudou o Brasileiro-2013 é utilizada pelos advogados colorados para reforçar a legitimidade de atuar como parte interessada em um caso de terceiros, no caso do Bahia contra seu rival baiano.

Como mostrado pelo UOL Esporte, o Internacional entrou com notificação de infração do Vitória, alegando má fé do Vitória e erro da CBF na transferência de Victor Ramos, o que o teria deixado irregular no Nacional. Por isso, pede que o time perca 24 pontos no Brasileiro referente aos jogos com participação do zagueiro.

Em sua argumentação, o Inter alega que o Vitória atua na Série A, mesmo campeonato do time gaúcho. E acrescenta: "A legitimidade do noticiante, por outro lado, se mostra ainda mais patente em razão da posição que ambos os clubes, SC Internacional e EC Vitória, infelizmente ocupam nesta fase final e decisiva do campeonato, disputando, como é cediço, a última vaga para escapar do rebaixamento."

Por consequência, o time gaúcho afirma que a punição à equipe baiana impactaria positivamente os interesses do Inter. Então, o colorado lembra do caso do Fluminense.

"Invoca-se, outrossim, como precedentes os processos no 319/2013 e 320/2013 desse tribunal, em que o Fluminense foi admitido como terceiro interessado nos casos envolvendo o Flamengo e Portuguesa, em que ambos os clubes foram punidos nas penas do artigo 214 do CBJD, redundando no rebaixamento do clube paulista."

O blog tentou contato com a procuradoria do STJD e os advogados do Inter para saber sobre o uso da jurisprudência do Fluminense, mas ambos não foram encontrados.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.