Topo

Rodrigo Mattos

Nenhum time na situação que Inter vive se salvou da Série B em campo

rodrigomattos

11/12/2016 05h00

A uma rodada do final do Brasileiro, o Inter está em 17o lugar, dois pontos abaixo do Sport, primeiro time fora da zona do rebaixamento. Nenhuma equipe nesta situação se salvou em campo da Série B na era dos pontos corridos. O único caso é do Fluminense que conseguiu tirar pontos da Portuguesa no tapetão em 2013 e escapou.

Pesquisando as 13 edições anteriores do Brasileiro, a maioria teve como rebaixados os times que já estavam na zona da degola na penúltima rodada. Isso aconteceu oito vezes.

Houve, sim, viradas em campo no último jogo. Figueirense (2015), Botafogo (2009), Goiás (2007) e Grêmio (2003) conseguiram se livrar da Série B na derradeira partida. Mas em todos os casos a diferença para o primeiro time fora da zona de degola era de um ponto, ou havia duas equipes empatadas em pontuação.

No caso gremista, o Fortaleza, que acabou rebaixado, tinha dois pontos a mais que o time do Sul na penúltima rodada. Mas havia cinco times brigando contra a zona de degola, e apenas uma vaga para cair.

O único caso similar ao do Inter foi em 2013 com o Fluminense, que também estava dois pontos abaixo do Coritiba, 17o. Mas, naquela edição, o time carioca só conseguiu escapar da Série B graças a uma ação no STJD que questionou a regularidade de jogadores do Flamengo e Portuguesa. Por isso, as duas equipes perderam três pontos.

Com a vitória do Fluminense no último jogo, o tricolor carioca ficou na frente dos dois. Sem o tapetão, o time teria caído. Com o fracasso de sua ação no STJD, pelo menos por enquanto, o Inter terá de vencer o mesmo Fluminense e torcer por pelo menos um empate do Sport para se livrar da Série B em campo de forma inédita.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.