Topo

Rodrigo Mattos

Além do Barça, Chape recebe promessa de ajuda de outros times do exterior

rodrigomattos

26/12/2016 05h00

Além da ajuda de alguns clubes brasileiros, em níveis diferentes, a Chapecoense tem recebido apoio de times do exterior em maior número do que se divulga. É o que contou o presidente da Chapecoense, Plínio David de Nês Filho, o Maninho, que evita dar o nome dos doadores. Essa ajuda vem por meio da marcação de amistosos, do oferecimento de jogadores ou de know-how no futebol.

"Há clubes do exterior que têm nos ajudado, seja oferecendo empréstimo de jogador, seja com know-how de departamento de futebol. Não dá para revelar quais", contou Maninho.

Um apoio, no entanto, é público. O Barcelona se dispôs a marcar um amistoso em agosto de 2017 -o torneio Joan Gamper – com renda revertida para a Chapecoense. A diretoria do time catarinense já definiu como usará o dinheiro. "Terá renda dividida em 50% e 50% entre as famílias e o clube. A tendência é que seja assim na maioria dos eventos."

Outro apoio foi acertado na visita do xeque Hamad Bin Khalifa Bin Ahmad Al Thani, do Catar, a Chapecó. Ele é presidente da Federação do Catar e sua família tem associação com o Paris Saint Germain. A Qatar Sports é a dona do clube francês, mas a família Al Thani, mais poderosa do país, exerce influência sobre o time.

A convite do xeque, a Chapecoense vai disputar um campeonato sub-17 no Catar com times como o próprio PSG, Bayern Leverkussen, Milan, entre outros. Até agora, não há nenhuma promessa de dinheiro do xeque, nem o time catarinense conta com isso.

Em relação ao amistoso da seleção, em janeiro no Estádio Nilton Santos (Engenhão), ainda não há uma fórmula definida sobre a distribuição da renda. Isso será conversado com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.