Topo

Rodrigo Mattos

Campeão brasileiro, Palmeiras teve menos jogos na Globo do que rivais

rodrigomattos

29/12/2016 05h00

Apesar do título brasileiro, o Palmeiras foi apenas o 5o time em número de aparições na Globo no campeonato nacional. Ficou atrás de Corinthians, Flamengo, São Paulo e Fluminense. É o que mostra um levantamento do blog na tabela da competição.

O Palmeiras teve um total de 14 jogos na TV Aberta, número bem superior aos seis do ano passado. Em 2015, foi o time grande com menos partidas na Globo.

Mas ainda assim o título foi insuficiente para tornar a exibição do time alviverde mais frequente do que a de rivais. Flamengo e Corinthians tiveram maior número de jogos na TV Aberta com 17 compromissos. São Paulo e Fluminense vieram logo atrás com 15.

O número de jogos palmeirenses na Globo é igual ao do Vasco na Série B. Logo após, estão grandes como Cruzeiro (13), e Inter (13) que têm exibição em geral para suas regiões. Santos, Atlético-MG e Grêmio tiveram exposições bem inferiores no Nacional. O time santista, aliás, só apareceu cinco vezes na Globo apesar de ter sido o vice-campeão brasileiro.

A Globo tradicionalmente exibe um baixo número de jogos palmeirenses na TV Aberta. Isso causa reclamações da torcida e até atritos com dirigentes palmeirenses. O clube, aliás, fechou contrato de direitos de TV do Brasileiro na TV Fechada com o Esporte Interativo para 2019, em um acordo de seis anos. O tratamento dado pela Globo ao alviverde pesou na decisão, além de outros fatores.

Mesmo assim, surpreende o número de jogos exibidos na TV Aberta do Palmeiras no Brasileiro-2016 porque o time liderou o campeonato a maior parte do tempo. Foram mais de 30 rodadas na ponta, incluindo todo o segundo turno. A Globo até intensificou o número de partidas alviverdes no final: foram cinco nos 10 finais. Mas ainda assim é um número igual ao do Corinthians no mesmo período, e inferior ao do Flamengo (seis).

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.