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Rodrigo Mattos

Fla tem perda de R$ 6 milhões de TV com mudança da pesquisa do pay-per-view

rodrigomattos

30/12/2016 05h00

O Flamengo perdeu R$ 6 milhões em receitas de televisão por conta de uma mudança na metodologia da pesquisa do pay-per-view do Brasileiro. Isso se refletiu no orçamento para 2017 que teve queda neste item, até porque ainda há a ausência de cota do Estadual.

O documento com previsão de renda para o próximo ano registra que o percentual do clube no pay-per-view cairá de 15,1% para 13,9%. Essa variação ocorreu porque a cidade de Manaus foi retirada da pesquisa já que deixou de atingir um patamar mínimo de população exigido pelo critério Ibope.

A diretoria rubro-negra lamentou a mudança já que Manaus é um local onde o clube é dominante entre torcedores. A avaliação é de que o prejuízo será de R$ 6 milhões.

Isso demonstra a importância do contrato assinado pelo Flamengo com a Globo pela renovação do Brasileiro. Pelo novo acordo, as cotas foram divididas igualmente, mas o clube exigiu um percentual fixo de 18,5% do pay-per-view a partir de 2019. Se o time não atingir isso na pesquisa, levará por fora da emissora até atingir o valor.

Foi uma forma de a emissora atrair o clube quando havia forte concorrência com o Esporte Interativo. Na avaliação do dirigentes rubro-negros, isso compensa a perda com o TV Aberta já que ppv ganha cada vez mais peso no total.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.