Topo

Rodrigo Mattos

Rio-2016: tudo que é legado esportivo se desmancha no ar

rodrigomattos

31/12/2016 05h00

Quando o Brasil se tornou sede da Olimpíada, em 2009, a promessa de organizadores era de que haveria um legado esportivo para o país. Isso se traduziria em uma infraestrutura renovada, e uma formação de uma cultura e de um corpo de atletas que que fortaleceriam o esporte olímpico do país. Uma sucessão de notícias deixa essa promessa cada vez mais longínqua.

Para chegar à Rio-2016, e tentar um inédito 10o lugar no quadro de medalhas, o Brasil teve um investimento total de R$ 3,2 bilhões em salários, serviços e infraestrutura para atletas. A esse valor inédito, acrescente-se os gastos com a estrutura para os Jogos: Parque Olímpicos, Deodoro, Parque Radical.

No quadro de medalhas, foram apenas duas medalhas a mais, sem alcançar a meta. Poderia se argumentar que isso pode gerar frutos futuros. Mas não é o que indica o quadro atual.

Quatro meses após a Olimpíada, a administração do Parque Olímpico foi transferida ao Ministério do Esporte depois de fracassar a tentativa de privatiza-la. O governo federal topou, apesar de não saber quanto vai gastar. A promessa de um sólido plano de legado ficou nisso, em promessa.

O Ministério do Esporte que terá de bancar essa estrutura é o mesmo que há seis meses cancelou um edital para dinheiro de confederações olímpicas no valor de R$ 150 milhões. Uma parte desse dinheiro deve acabar na conta ainda incerta do Parque, não se sabe quanto sobrará para essas entidades.

O corte não está apenas aí: o dinheiro de estatais, antes portentoso, míngua. Quem mantiver o contrato, deve se dar por satisfeito com reduções. Haverá quem perca toda a receita de patrocínio e sem lá muita perspectiva de recurso privado forte. O dinheiro da loteria da Lei Piva, em um país em crise, também caiu de volume, embora pelo menos seja garantido.

E nem dá para dizer que as confederações são injustiçadas. Surfando na tsunami de dinheiro públicas, a maioria dos cartolas de entidades esportivas se meteu em confusões e acusações de mal administração de verba. Isso quando não são apontados desvios claros como a investigação da Polícia Federal sobre a Confederação Brasileira de Taekwondo.

Em meio a isso, como ficam os atletas? Suas bolsa-pódios, aquele benefício que apoiava os melhores, acabaram no meio do segundo semestre de 2016, logo após os Jogos. O Ministério do Esporte lançou novo edital agora no final de dezembro e vai publicar nomes em março.

Na melhor das hipóteses, os atletas ficam seis meses sem receber, mas garantem apoio até 2020. Mas não se sabe o volume de recursos. O investimento é de "acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do ME".

Analisado o quadro geral, de positivo, a formação de uma nova geração de atletas (em número bem inferior ao esperado, diga-se). Agora o cenário indica que o tratamento que receberão, assim como seus sucessores, vai retroagir bastante em relação ao último ciclo olímpico. O projeto de esporte olímpico, que antes diziam ser sólido, cada vez mais se desmancha no ar.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.