Topo

Rodrigo Mattos

CT de ponta, médico próprio e salário em campo. Como Fla fechou com Conca

rodrigomattos

03/01/2017 09h32

Com Vinicius Castro

A maior questão na negociação para o Flamengo fechar o empréstimo do meia Darío Conca foram as condições para recuperar a lesão do jogador. Os termos financeiros foram secundários para os cartolas do Shangai SIPG e para o atleta tanto que ele receberá do time rubro-negro quando puder jogar. Em compensação, o clube disponibilizará profissionais e o CT de ponta para recupera-lo, além de permitir a seu médico particular trabalhar no clube.

Conca sofreu uma ruptura no joelho esquerdo em agosto quando jogava pelo Shangai com quem tem contrato até o final de 2018. A partir, deixou a China que ainda não tem o know-how para recuperação de atletas de ponta no futebol.

Sua operação foi feita por um médico norte-americano, especialista em joelho e cotovelo que trata da seleção de esqui do país. Foi para Miami onde tem feito duas sessões de fisioterapia por dia. É acompanhado por um médico que está com ele desde o River Plate, quando iniciou a carreira. Esse médico virá para o Brasil para ajudá-lo, o que foi previsto no contrato com o rubro-negro.

Como mostrado pelo UOL Esporte, o Flamengo negocia desde o meio de dezembro para fechar o empréstimo com o jogador. Em nenhum momento o Fluminense, seu ex-clube onde é ídolo, o procurou para tentar contratá-lo.

As negociações se desenrolaram com dificuldade por conta da língua, mas não houve empecilhos financeiros. Os dirigentes do Shangai SIPG aceitaram que o Flamengo pague uma parte do salário do jogador apenas quando ele puder jogar. Será em torno de 25% dos seus vencimentos na China, o que representa um valor menor do que R$ 500 mil.

Na reunião final, na madrugada de terça-feira, a diretoria do Flamengo fez uma apresentação aos dirigentes do Shangai sobre as condições do renovado CT do Ninho do Urubu para explicar como se daria sua recuperação física. Foram apresentadas imagens do centro de treinamento.

Com a força tarefa no Brasil, a expectativa é de que Conca se recupere em abril ou maio para o Brasileiro e fase de mata-mata da Libertadores. Sua apresentação deve ocorrer juntamente com os outros jogadores agora no início de janeiro.

Para o lugar de Conca, o Shangai deve tentar contratar o meia James Rodriguez, do Real Madrid. Já tinha fechado com Oscar para a mesma posição. A aposta é nos valores milionários que o futebol chinês pode oferecer. Mas, neste caso, a contratação é muito difícil porque o Real Madrid hesita em libera-lo e há outros clubes europeus como a Juventus que se interessam pelo atleta.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.