Partida da Chape impulsiona audiência da TV da FPF na Copinha
A FPF (Federação Paulista de Futebol) tem feito transmissões em um canal próprio na internet dos jogos da Copa São Paulo que não interessam à Globo. Dados da federação mostram a nova popularidade da Chapecoense após a tragédia com seu avião. A partida do time da base de Santa Catarina teve a maior audiência e representou quase 10% do tráfego da competição.
Desde 2016, a federação instituiu uma parceria com a plataforma mycujo que transmite jogos de futebol que não passam nas tvs. Não há pagamento financeiro pelos direitos. Há uma parceria comercial no caso de venda de propaganda, o que não ocorreu.
No caso da Copinha, a FPF conseguiu da Globo a liberação para passar no canal os jogos que não fossem para a emissora. No pacote de 32 partidas, conseguiu 1 milhão de espectadores.
E a partida de maior audiência foi a da Chapecoense diante do Desportivo Brasil, no jogo em que o time se classificou para o mata-mata da Copinha. Era a primeira competição do time desde o final do ano passado. Foram 95 mil pessoas assistindo ao jogo em algum momento. Superou jogos de times tradicionais como o Internacional e Grêmio, que ficaram na casa de 80 mil
Na terça-feira, a Chape bateu o São Paulo nos pênaltis e passou a próxima fase da Copa São Paulo, após um empate em zero a zero. Esse jogo foi transmitido pela TV Fechada.
A audiência da Chape é resultado do novo interesse do público pelo time catarinense, o que deve se refletir em suas partidas no profissional na Libertadores e Brasileiro. No ano passado, já foram vistos crescimentos no número de sócios-torcedores da Chape, assim como na venda de camisas que chegaram a esgotar nos site do time.
Até agora, o canal da FPF atingiu 4 milhões de espectadores considerando outras competições como Copa São Paulo. Pode se tornar um exemplo para que clubes de futebol façam o mesmo com jogos seus que não tenham sido vendidos.
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