Topo

Rodrigo Mattos

Nova Copa deve mudar eliminatórias da América do Sul: fórmula é discutida

rodrigomattos

12/01/2017 04h00

Aprovada pela Fifa, a expansão da Copa para 48 países em 2026 gera uma discussão sobre as eliminatórias nas Américas do Sul, Central, do Norte, e caribe. Há uma proposta de unificação da competição da Conmebol e Concacaf que, no momento, tem pouca força para se concretizar. Ao mesmo tempo, cartolas da região do Sul reconhecem a necessidade de rever seu sistema classificatório sob risco de vê-lo se tornar sem sentido.

Antes da reunião oficial do conselho da Fifa, o venezuelano Laureano González, vice-presidente da Conmebol, sugeriu que houvesse uma unificação do processo classificatório no continente. O presidente da Fifa, Giani Infantino, gostou da ideia como uma possibilidade de tornar o torneio mais atraente.

Só que outros dirigentes da América do Sul se mostraram bastante incomodados com a proposta do colega. Neste grupo, o argumento é de que a Concacaf, com mais membros e a presença dos EUA, poderia se tornar predominante sobre os países do Sul.

Há dois fatores que são considerados positivos na unificação: impacto econômico do mercado dos EUA e a possibilidade de ampliar ainda mais os classificados. Neste contexto, as duas confederações poderiam até estreitar mais os laços com interações também entre os clubes.

Só que, na atual conjuntura, é mais provável que prevaleça o argumento político que impede a unificação e que garante vagas para América do Sul. Sem apoio da Conmebol, a união deve ruir pois Infantino não quer se indispor com futuros eleitores. Foi para agrada-los que aumentou a Copa.

Neste cenário, surgiria um problema: a Conmebol provavelmente ficará com seis vagas e meia para 10 países. Isso tornará possível que um país se classifique com muitas rodadas de antecedência no atual formato de eliminatórias, já que 60% ou 70% entrariam na Copa.

Dirigentes da Conmebol admitem que há um problema para a competição. Defendem que a solução seja pensada com calma pois ainda falta bastante para as eliminatórias da Copa-2026 começarem.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.