Topo

Rodrigo Mattos

Fla estuda se oferecer à gestão provisória do Maracanã

rodrigomattos

14/01/2017 04h00

Com o abandono do Maracanã, o Flamengo estuda uma possibilidade de se oferecer para uma gestão provisória do estádio enquanto não há uma solução definitiva para a concessão. A Ferj (Federação do Estado do Rio de Janeiro) já se mobilizou também neste sentido com uma proposta ao governo para usá-lo no Estadual. Há uma questão sobre os custos para arrumar a arena, e empecilhos legais.

Após a devolução do estádio pelo Comitê Rio-2016, a concessionária liderada pela Odebrecht não aceitou recebê-lo alegando danos à estrutura. Com isso, o Maracanã está abandonado e sofre com roubos, e deterioração. Nesta sexta-feira, a Justiça do Rio determinou que a concessionária reassuma o estádio.

A diretoria do Flamengo, que integra um dos consórcios que disputa a concessão do estádio, tem intenção de usá-lo em jogos na Libertadores. Questionado se o clube poderia se oferecer para gerir o estádio de forma provisória, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, afirmou: "É uma alternativa que pode ser considerada."

Em seguida, explicou: "O Flamengo estará sempre disposto a colaborar para resolver o problema. O ideal seria uma solução definitiva, mas não descartamos a provisória."

O presidente da Ferj, Rubens Lopes, se antecipou e já fez proposta ao governo para utilização do estádio. Segundo a assessoria da federação, o governador Luiz Fernando Pezão gostou da ideia e pediu até segunda-feira para responder. No dia 17, está marcada reunião na federação para discutir o assunto em que o Flamengo deve comparecer.

A Ferj, no entanto, informou que ainda não existe um levantamento do custo dos danos ao estádio. A Concessionária do Maracanã ainda não tem esse dado, especialmente por que afirma não ter laudos do Rio-2016 sobre a cobertura e sobre o gramado, que está completamente deteriorado.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.