Topo

Rodrigo Mattos

Barça monitorou Vinicius Jr e mais três da Copinha, mas espera profissional

rodrigomattos

22/01/2017 04h00

O Barcelona de fato monitora o atacante Vinicius Jr, do Flamengo, há pelo menos um ano. Mas ele é apenas um de um grupo de atletas brasileiros acompanhados pelo time catalão. E o clube tem a política de investir só depois que o jogador vingar no profissional. Um alvo mais maduro é o lateral Jorge.

O clube espanhol tem uma equipe de 40 olheiros espalhados pelo país, entre contratados e agregados. Sistemas similares são desenvolvidos por outros grandes europeus. A questão é que nenhum deles pode contratar o jogador antes dos 18 anos pelas regras da Fifa.

No caso do Barça, há uma lista extensa de jogadores. Vinicius Jr entrou nela há um ano. Da Copinha, entraram na mira também Jean Lucas, meio-campista do Flamengo, Carlinhos, centroavante do Corinthians, e Shaylon, meia do São Paulo. Todos considerados bons jogadores e sendo observados pelo clube catalão.

A questão é que o Barça nem pensa em fazer proposta agora por nenhum desses jogadores mesmo os que já têm 18 anos. A intenção do clube é esperar o atleta subir para profissional e verificar se ele confirma as boas qualidades vistas no júnior. Depois, o Barça pode fazer uma proposta e tentar usar seu prestígio com jogadores brasileiros para atrai-los.

Um jogador que está nesta fase mais avançada, por exemplo, é outro rubro-negro: o lateral-esquerdo Jorge. O Barça observa sua carreira desde mais novo, assim como outros grandes europeus. A própria diretoria admite que pode vende-lo no meio do ano, caso algum time oferece pelo menos € 10 milhões (sua multa é € 30 milhões). Convocado para a seleção, ele se valorizou.

Um exemplo foi Gabriel Jesus. No ano passado, o Barcelona estava de olho nele, mas perdeu a corrida para o Manchester City. Chegou a olhar para Roger Guedes, porém ele caiu de rendimento. Portanto, o monitoramento nem sempre leva a uma proposta.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.