Topo

Rodrigo Mattos

Primeira Liga estuda disputa como torneio de verão estilo Florida Cup

rodrigomattos

20/02/2017 20h16

A Primeira Liga estuda modificar sua fórmula e ser disputada como um torneio de verão em estilo Florida Cup. Haveria uma concentração de jogos no início da temporada, com sedes fixas, com jogos de grandes times. Depois, as finais seriam disputadas posteriormente durante o ano.

Essa ideia foi revelada pelo presidente da liga, Gilvan Tavares Pinho, após reunião do Conselho Técnico da CBF. O blog confirmou que a discussão tem ocorrido internamente entre os integrantes da liga como alternativa para fugir do aperto do calendário da confederação.

O formato ainda não foi fechado, mas a inspiração na Florida Cup é clara. A discussão gira em torno de ter um número entre uma e três sedes. Os jogos ocorreriam em um período concentrado de tempo, e não com o espaçamento atual que espalha a Primeira Liga pelo calendário. As finais poderiam ser realizadas depois durante a temporada.

Com esse novo modelo, a Primeira Liga espera se tornar mais atrativa para a televisão e empresas parceiras. A liga já tem um contrato de televisão com a Globo e Sportv de R$ 23 milhões que é válido por três anos, sendo o primeiro deles em 2017. Mas esse ano tem sofrido com críticas de seus próprios integrantes pelos problemas de calendário.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.