Topo

Rodrigo Mattos

Governo do Rio cede imóvel em ilha para COB instalar nova sede e museu

rodrigomattos

22/03/2017 12h18

O governo do Rio de Janeiro cedeu um imóvel em uma ilha na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) instalar sua nova sede e o museu olímpico. O terreno é próximo ao Parque Olímpico. Já havia a promessa de cessão do terreno desde 2015 em processo que se concluiu agora em março de 2017.

Na terça-feira, o Diário Oficial publicou a cessão por 20 anos do terreno na Ilha da Pombeba pelo governo do terreno de 50 mil metros quadrados na Salvador Allende. Segundo a assessoria da Casa Civil, o imóvel não tinha nenhum uso no momento.

"Como contrapartida pela cessão de uso do imóvel, o COB deverá, a título de encargo, instalar o Museu Olímpico, visando preservar a memória e abrigar o acervo de documentos e artefatos relacionados aos Jogos Olímpicos de 2016", informou a assessoria da Casa Civil.

Segundo o governo, o COB tem que assegurar o acesso gratuito de visitantes, investir na reforma e adequação da infraestrutura do imóvel e custear recursos humanos para preservar a memória dos Jogos. A intenção é gerar sinergia com o Parque Olímpico que fica ao lado, e que terá projetos do COB que, por exemplo, faz a gestão do Parque Maria Lenk.

"Os investimentos (do COB) trarão benefícios educativos, culturais, esportivos, além da geração de empregos diretos e indiretos", afirmou o governo do Estado. O dinheiro do comitê olímpico é majoritariamente público, oriundo de percentual das loterias federais.

O COB não quis se pronunciar sobre o assunto já que a entidade prepara uma apresentação do novo projeto. A atual sede do COB é em outro ponto da Barra da Tijuca.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.