Topo

Rodrigo Mattos

Para Barça, Vinicius Jr. quebrou promessa verbal ao preferir Real

rodrigomattos

10/05/2017 04h00

O Barcelona viu como uma quebra de uma promessa verbal a negociação avançada entre o rubro-negro Vinicius Junior e o Real Madrid. Representantes do clube catalão dizem que o jogador tinha uma espécie de acordo de que atuaria por lá, mas foram avisados por empresários dele que tinham preferido o time madrilenho. A diretoria rubro-negra diz que não há nada fechado, nem perto disso.

Há pelo menos um ano que o Barcelona monitora o atacante em seus jogos pela divisão de base do time carioca e da seleção brasileira. Em paralelo, o clube tinha conversas com empresários da Traffic que cuidam da carreira de Vinicius Junior sobre uma futura transferência já que o jogador tem menos de 18 anos.

Segundo representantes da equipe catalã, em todos esses contatos o jogador disse que iria para o Barcelona quando atuasse na Europa. Seus empresários também fizeram promessas similares, de acordo com fontes do time barcelonista. Havia assim a crença de que Vinicius Jr tinha uma conexão com o clube até por sua ligação com Neymar e com a Nike. Mas não havia nada assinado.

Para o Barcelona, foram os empresários do jogador que o convenceram a dar preferência ao Real por mais dinheiro já que o time catalão não entraria em leilão. O entendimento dos dirigentes do time de Neymar será a pior opção para Vinicius Jr pois o time madrilenho não sabe trabalhar bem com jogadores jovens contratados.

A diretoria do Flamengo trabalhava para a renovação do contrato do jogador principalmente após ele ser eleito o melhor do Campeonato Sul-Americano. E os representantes de Vinicius Jr levaram as sondagens ou propostas de clubes para o time rubro-negro. O fato de o Real ter entrado em contato com os dirigentes cariocas faz diferença.

A idade de Vinicius Jr é um trunfo e uma desvantagem para o Flamengo ao mesmo tempo. Primeiro, nenhum dos times europeus pode pagar € 30 milhões da multa de seu contrato agora porque ele é menor e não pode se transferir. Ao mesmo tempo, o clube só tem contrato até o meio de 2019 por limitação de legislação da Fifa e qualquer um poderia pagar essa multa no meio de 2018 quando ele será maior.

Para obter mais dinheiro do que isso, o Flamengo precisa renovar o contrato com o jogador e aumentar sua multa rescisória, talvez associada a conversa com um clube europeu. O empresário de Vinicius Junior, Lucas Mineiro, foi procurado pelo blog, mas não quis falar sobre a negociação.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.