Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol planeja incluir Espanha e Portugal na Copa América no Brasil

rodrigomattos

10/05/2017 16h36

A Conmebol estuda incluir Espanha e Portugal, e mais quatro países, na Copa América-2019, no Brasil. O assunto foi discutido com a Fifa em reuniões durante o Congresso da entidade no Bahrein. A informação foi publicada inicialmente pelo Globo.com e confirmada pelo blog.

Em sua nova proposta mais comercial, a Conmebol quer tornar a competição mais atrativa e por isso foi feito um formato com 16 times. Desses, dez seriam os tradicionais times da América da Sul e outros seis seriam de fora do continente.

Assim, a ideia é convidar Espanha e Portugal, da Europa, México e EUA, da América do Norte, e dois times asiáticos a definir. Desta forma, astros como Cristiano Ronaldo, Iniesta e Piqué voltariam a atuar no Brasil cinco anos após a Copa. Isso aumentará o valor econômico da competição.

Nenhum dos países foi contatada até agora. Ou seja, essas seleções teriam de aceitar o convite da Conmebol e, mais do que isso, teria de ser resolvida uma questão de calendário já que não há competição europeia de seleções no mesmo período. A presença de México e EUA pois já disputaram a Copa América quando esta foi em território norte-americano, em 2016.

A Copa América do Brasil será disputada primordialmente no Sul e no Sudeste, já tendo duas sedes confirmadas em São Paulo (Allianz Parque e Arena Corinthians). Será a última em anos ímpares já que será disputa outra edição em 2020, coincidentemente com a Euro. A partir daí, ocorrerá de quatro em quatro anos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.