Topo

Rodrigo Mattos

CBF protege Teixeira em investigações sobre desvio da entidade

rodrigomattos

27/05/2017 04h00

Assim que saem acusações contra Ricardo Teixeira no exterior, a CBF se apressa em soltar notas para inocentar seu presidente Marco Polo Del Nero e se desvincular das denúncias. Mas, na verdade, a entidade tem atuado para proteger o ex-dirigente nas investigações e evita cobra-lo por prejuízos aos cofres da confederação.

Um exemplo é a acusação contra Teixeira de levar subornos no formato de comissões ilegais por contratos de amistosos da seleção junto com Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona. A investigação é da procuradoria da Espanha. Os ganhos irregulares dos dois foram em cima de contratos da CBF com a empresa ISE (International Sports Events), com sede em paraíso fiscal.

Em paralelo, a ISE pagava à empresa Uptrend, nos EUA, para jorrar dinheiro para contas de Teixeira e Rosell. No final, eles ganhavam uma fatia gorda da arrecadação que deveria ir para a CBF.

Pois bem, durante a CPI do Futebol, a diretoria da CBF e seus parlamentares aliados atuaram para barrar a investigação de contratos da ISE e da Uptrend. Quando a CPI reivindicou contratos comerciais da confederação, incluindo os da ISE, advogados da confederação foram ao STF (Supremo Tribunal Federal) para impedir o pedido e conseguiram.

Depois, houve um requerimento da CPI de movimentação de dinheiro no país da Uptrend, Kentaro e ISE, as três envolvidas na investigação espanhola. O blog apurou que o requerimento nunca foi apreciado porque parlamentares da bancada da bola, liderados pelo senador Romero Jucá, o barraram. Também obstruíram a tentativa de convocar Teixeira para depor que tinha como um dos objetivos tratar da relação com Rosell. Esses parlamentares são ligados à CBF.

Não é só isso. A CBF nada fez em relação às acusações contra Teixeira na Justiça dos EUA. Ele é acusado de lesar a entidade em US$ 15 milhões só no contrato da Nike. A Fifa e a Conmebol se apresentaram como vítimas no processo pois isso pode garantir que a multa paga por acusados à Justiça seja destinada a seus cofres.

Passados dois anos e meio do estouro do caso, a CBF não se apresentou no processo apesar de ser uma das entidades mais prejudicadas, segundo o relato de autoridades norte-americanas. Igualmente, em relação ao processo na Espanha, não há nenhuma movimentação da diretoria de Del Nero para tentar recuperar fundos desviados da entidade.

O atual presidente da CBF ascendeu ao poder na entidade juntamente com Marin em articulação feita por Teixeira. A saída dele diante de série de acusações foi feita de foram que a dupla o preservasse. Desde então, há uma relação de altos e baixos entre Del Nero e Teixeira, mas que nunca foi rompida.

O blog perguntou a CBF por que não tomou nenhuma atitude em relação às acusações de Teixeira lesar a entidade, e por que atuou para barrar investigações sobre contratos da seleção. Não obteve resposta. Quando estourou o escândalo do Fifa Gate, o blog levantou a mesma questão para confederação e também não houve nenhuma resposta ou atitude da confederação.

As duas notas da entidade sobre o caso foram para dizer que não havia participação de Sandro Rosell em contratos da entidade, e para negar acusações contra Del Nero que constam no processo espanhol.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.