Topo

Rodrigo Mattos

Grêmio vê aumento de assédio a Luan e faz plano para reduzir dano ao time

rodrigomattos

22/06/2017 04h00

Luan em treino do Grêmio (Crédito: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

A cada jogo do Grêmio dois olheiros internacionais pedem ingressos para assistir ao confronto, seja em casa ou seja na neblina em Chapecó. A diretoria gremista já vê o aumento do assédio por Luan, entre outros atletas, e sabe que terá de fazer uma grande venda neste ano. A estratégia da cúpula do time gaúcho é conduzir uma possível negociação de forma a não prejudicar o bom desempenho do time em 2017.

É preciso ressaltar que não existe nenhuma proposta concreta por Luan até agora. Mas há, sim, fortes indicativos de que isso vai ocorrer com o crescente interesse de olheiros e a movimentação de empresários que mencionam times grandes europeus.

"Não houve nada até agora (proposta). Tem um frenesi de empresários, nada no papel. Mas estou achando a movimentação agora mais consistente. Está mais ampla. Mencionam clubes e tal", afirmou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr, fazendo uma comparação com o ano passado.

Sua afirmação de que o assédio é mais assertivo desta vez é porque são mencionados clubes grandes europeus que teriam dinheiro para pagar o valor pedido pelo clube gaúcho por Luan. A pretensão do Grêmio gira em torno de 25 a 30 milhões de euros para liberar o jogador. A questão é que o clube tem que arrecadar entre R$ 60 milhões e R$ 65 milhões em venda de jogador até o final do ano.

"Temos uma situação financeira sólida como o novo contrato da Globo. Mas, neste momento, precisamos de caixa para cumprir o que acordamos no pagamento das dívidas a longo prazo", explicou Bolzan Jr.

Como Luan é o principal ativo, e uma proposta parece iminente, o Grêmio tem um planejamento para caso uma negociação se concretize. A primeira alternativa é tentar acertar que o jogador só saísse no final de 2017. "É uma das possibilidades. Vender e só entregar no final do ano. Isso será levado em conta nas negociações", analisou Bolzan.

Caso a hipótese não se concretize, a diretoria gremista entende ter três jogadores que poderiam substituir Luan, embora com características diferentes. Bolaños, Gaston Fernandez e Douglas, que deve voltar de contusão. Nenhum deles é centroavante e poderiam atuar como falso nove ou meia, como faz Luan. Obviamente, a diretoria gremista sabe que haverá perda técnica.

A definição do time gremista que disputa com chances Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores passa pelo futuro de Luan em questão durante esta janela de transferência. Enquanto isso não ocorre, haja ingresso para os olheiros internacionais.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.