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Rodrigo Mattos

Na Ilha, Fla iguala Palmeiras como ingresso mais caro do Brasil

rodrigomattos

02/07/2017 04h00

Em seu novo estádio a Ilha do Urubu, o Flamengo igualou o Palmeiras como ingresso mais caro do Brasil. O bilhete alviverde tinha um valor mais alto enquanto os rubro-negros usavam o Maracanã. A diretoria do clube da Gávea vai reavaliar os preços após a partida diante do São Paulo, neste domingo.

Nos três primeiros jogos, o Flamengo cobrou um valor da entrada médio de R$ 60,8, sendo dois confrontos pelo Brasileiro e um pela Copa do Brasil. Nas suas três últimas partidas no Allianz Parque, o Palmeiras teve um ingresso médio de R$ 60,7, também foram jogos do Nacional e um da Copa do Brasil.

Para se chegar ao valor médio da entrada rubro-negra, foram consideradas as gratuidades obrigatórias por lei já que são benefícios para os torcedores. Foram excluídas os ingressos promocionais que são dados a patrocinadores por contrato já que não são pagos, e saem como despesa no borderôs.

Quando começou a viabilizar a Ilha do Urubu, a diretoria rubro-negra já previa que teria de cobrar preços maiores do que no Maracanã. E há várias explicações para a majoração dos bilhetes. Primeiro, o estádio é bem menor do que o Maracanã e do que o Allianz, tendo entre 14 mil e 15 mil pessoas nesses primeiros jogos. Só com preços maiores é possível lucrar mais.

Segundo, as despesas na arena são menores do que no Maracanã, mas não são baixas. Contra o Santos, comeram 60% da receita bruta do jogo, sobrando ao clube 40%, percentual superior ao Maracanã. Terceiro, o Flamengo ainda tem que dar ingressos a patrocinadores, e reduz a capacidade por ter de receber visitantes. Assim, fica abaixo dos 20 mil previstos inicialmente.

Quarto, o Flamengo tem uma meta alta de arrecadação com bilheteria que é de R$ 61 milhões. Quinto, a Ilha do Urubu gerou um custo de R$ 12 milhões em investimento para se tornar viável.

Em contraponto, grupos de torcedores têm feito críticas à diretoria pelo valor do ingresso, já tendo exibido faixas de protesto. O estádio até agora está cheio, mas não lotou com venda integral de ingressos. A previsão é de que o jogo com o São Paulo tenha o maior público com 16 mil presentes.

Após essa partida, a diretoria fará nova avaliação de ingressos. Até agora, já fez um ajuste igualando preços dos setores oeste, leste e sul. Mas não há certeza de que vá abaixar os valores por conta dos motivos listados acima.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.