Topo

Rodrigo Mattos

Após início ruim, Fla já faz campanha melhor do que 2016 e tem fator casa

rodrigomattos

04/07/2017 04h00

Após um início vacilante, o Flamengo já tem uma performance melhor no Brasileiro-2017 do que a do ano passado considerada a 11a rodada. Sua distância para o líder, no entanto, é maior diante da excepcional campanha corintiana. A vantagem é que nesta edição o time rubro-negro tem uma casa fixa o que não ocorria na última edição.

No ano passado, o Flamengo tinha 17 pontos após a 11a rodada, então na sexta posição. Agora, tem 20 pontos no mesmo estágio do campeonato, na terceiro lugar na competição. Marcou mais gols (18 contra 12) e sofreu menos (8 contra 11).

Durante a crise após a eliminação da Libertadores, o clube rubro-negra passou a jogar mal e conseguiu apenas uma vitória nos seis primeiros jogos no Nacional. O técnico Zé Ricardo esteve ameaçado de demissão e admitiu ao "O Globo" que quase pediu para sair. A diretoria rubro-negra optou por mantê-lo. "Deve ter sido uma reação de momento, mas todos nós temos muita confiança nele", diz o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello.

A avaliação entre dirigentes rubro-negros é que o time está em recuperação no momento. Em comparação com o ano passado, o Flamengo só chegou ao G4 no final do turno, na 19a rodada, quando ficou a dois pontos do líder Palmeiras. Era um time com elenco menos encorpado.

Outro fator positivo para o Flamengo em relação a 2016 é que viabilizou um estádio próprio com a Ilha do Urubu. Com o Maracanã fechado a maior parte de 2016, por conta da Olimpíada, o clube tinha que atuar em casa em outros Estados, como São Paulo, Espírito Santos ou Brasília. Agora, isso está proibido pelo regulamento do Brasileiro.

Apesar de proporções pequenas – recebeu um máximo de 17 mil -, a arena da Ilha tem gramado com qualidade bastante superior a de todos os campos usados pelo rubro-negro em 2016, inclusive o Maracanã. E a torcida fica mais próxima. Até agora, o Flamengo ganhou os quatro jogos que disputou no local. A diretoria rubro-negra entende que ainda são necessários ajustes na operação, mas está satisfeita com os resultados.

Em relação à disputa pelo Brasileiro, no entanto, o Flamengo tem uma dificuldade maior do que no ano passado a se considerar o estágio atual do cameonato. Isso porque o Corinthians faz uma campanha inédita com quase 90% de aproveitamento e por isso abriu sete pontos para o segundo colocado, e nove para o time carioca.

Em 2016, o rubro-negro estava a cinco pontos do líder Palmeiras. Há também mais times neste ano em condições de disputar o título, além do Corinthians, Palmeiras e Grêmio se apresentam como fortes candidatos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.