Topo

Rodrigo Mattos

Na disputa por ponta, Corinthians e Fla têm melhores aproveitamentos no ano

rodrigomattos

10/07/2017 04h00

Após a 12a rodada do Brasileiro, Corinthians e Flamengo ocupam as duas primeiras posições na tabela, com larga vantagem para o time paulista. Não é à toa. Os dois times têm os melhores aproveitamentos no ano entre os times da Série A considerados todos os campeonatos disputados.

O Corinthians de Fábio Carille é a equipe mais eficiente do Brasil até agora. Obteve 72,6% dos pontos possíveis dentro do Paulista, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro.

Seu desempenho no Nacional é bem superior ao do restante do ano, 89%. Isso mostra evolução do time e ao mesmo tempo que é provável uma oscilação corintiana no restante do campeonato.

Já o Flamengo de Zé Ricardo tem um aproveitamento no Brasileiro inferior ao de todo 2017, o que se explica pela mau início no campeonato. O time rubro-negro obteve 71,4% dos pontos no ano, enquanto no Nacional tem 64%.

Na rodada do final de semana, a equipe carioca ultrapassou o Grêmio que ficou na terceira colocada. A formação gaúcha tem aproveitamento de 63,3% nesta temporada, o que se explica pela má campanha no Estadual. O tricolor têm ido bem no Brasileiro, na Copa do Brasil e na Libertadores.

Logo atrás, Santos e Palmeiras apresentam mais irregularidade no ano. Em quinto no Nacional, o time alviverde tem 61,4% dos pontos disputados, levemente superior ao Santos com 61,1% no ano. Ambos foram bem na fase de grupo da Libertadores, e com desempenho médio no Paulista, eliminados antes da final.

Enfim, a vantagem do Corinthians de nove pontos na liderança sobre o vice Flamengo é surpreendente. Mas as posições dos dois times na ponta da tabela refletem o que ocorreu na temporada no primeiro semestre do futebol brasileiro. A se lamentar o fato de o time rubro-negro já ter disputado 42 jogos no ano, e o Corinthians 39. Ou seja, devem ultrapassar 70 partidas na temporada.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.