Topo

Rodrigo Mattos

Barça acena com aumento em 2018 a Neymar caso recuse PSG

rodrigomattos

21/07/2017 04h00

Entre os argumentos para impedir a saída para o Paris Saint-Germain, a diretoria do Barcelona acena com futuro aumento para Neymar permitindo que ele ganhasse algo similar ao que levaria na França. Há uma ofensiva do time catalão para conseguir convencer Neymar pai e o jogador que está balançado pela proposta parisiense. O centro dos argumentos barcelonistas não é dinheiro, mas querem mostrar que o jogador não vai perder se ficar.

O time francês acena com pagar a multa rescisória de 222 milhões de euros e salários na casa dos 40 milhões de euros, como mostrou o blog do Marcel Rizzo. Isso representaria um aumento de mais de 100% nos vencimentos do atleta que ganha 15 milhões de euros após a renovação em 2016.

No entendimento de dirigentes do Barcelona, Neymar pode ganhar um valor próximo a esse no Barcelona. Não há previsão de aumento agora neste ano já que o contrato foi renovado em outubro do ano passado. Mas o clube acena com um incremento em outra renovação em 2018 quando faltariam três anos para o final do acordo. Nesta época, seu salário poderia saltar para acima de 30 milhões de euros.

Outro argumento do Barcelona, já tornado público, é que o PSG não teria condições de bancar a transferência sob o ponto de vista do fair play financeiro da Uefa. Só a multa rescisória representaria 42% da receita do clube francês. Com impostos e salários, a estimativa é de que o valor pode se aproximar de 300 milhões de euros.

No clube espanhol, há aposta de que o time francês poderia voltar a ser punido pela Uefa como ocorreu em 2014 por conta de descumprir as regras da entidade. Assim, poderia ficar até fora da Liga dos Campeões. Essa tese, óbvio, depende de como o PSG vai arrumar suas contas.

Essa não é a única frente, já que o Barcelona entende que não é uma questão de dinheiro. Um dos principais motivos para ver Neymar balançar pelo PSG foram os contatos dos jogadores brasileiros do time francês. Contra esse lobby, o Barcelona aposta em convencer o atacante brasileiro que em Barcelona tem muito mais visibilidade do que terá em Paris por conta da diferença das duas ligas. Outro argumento é de que se reduzirão as suas chances de ganhar títulos grandes como a Liga dos Campeões.

Todos esses argumentos têm sido colocados na mesa com o pai de Neymar em reuniões e jantares frequentes. O Barcelona percebeu o perigo de perder o jogador e tem agido para impedir.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.