Topo

Rodrigo Mattos

Corinthians é o único do topo da tabela que não poupa jogador no Brasileiro

rodrigomattos

24/07/2017 04h00

A rodada do final de semana do Brasileiro foi marcada por clubes que pouparam jogadores por desgaste ou por priorizar outras competições. Não foi uma exceção. Todos os clubes no topo da tabela pouparam atletas no Nacional em algum momento com exceção do líder Corinthians.

Nesta rodada, Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Botafogo usaram times mistos ou com alguns titulares poupados. Pensam nos confrontos de volta da Copa do Brasil no meio de semana.

Com campanha impecável no Nacional, o Corinthians foi eliminado desta competição e disputa apenas a Copa Sul-Americana na qual utiliza time misto quando necessário. Não usou time reserva ou alternativo em nenhuma rodada do Brasileiro. Quando não teve titulares, foi por contusão ou suspensão.

Não é o caso dos outros quatro times que compõem a lista de cinco times ponteiros do Nacional. Vice-líder, o Grêmio já usou time reserva em duas situações, Sport e Palmeiras, fora de casa. Perdeu ambos os jogos. A previsão é de contar com todos os titulares diante do São Paulo.

Terceiro colocado, o Santos já usou um time praticamente reserva (só tinha três titulares) contra o Atlético-GO. Empatou. Quarto, o Flamengo vinha escalando força máxima no Brasileiro, mas optou por poupar meio time contra Coritiba. Entre os que ficaram fora, alguns dos principais jogadores como Diego, Everton e Rever, desgastados. O time venceu sem eles no sábado.

O Palmeiras tem optado por poupar atletas parcialmente, sem escalar times reservas. Apenas contra a Chapecoense, quando tinha confronto da Libertadores em seguida, utilizou só três titulares. Mas poupou atletas contra Flamengo (Guerra, Felipe Mello e Dracena) e Sport (Mina, Roger Guedes, no banco).

Fora do topo, times como Botafogo já escalaram formações quase integralmente reservas como contra o Atlético-GO e contra o Corinthians, de olho na Copa do Brasil e no Brasileiro. Também já ocorreu com o Cruzeiro e com o Atlético-MG.

Enquanto isso, o técnico Fábio Carille tem escalado sua força máxima disponível em todas as rodadas. Nos últimos jogos, passou a enfrentar problemas de contusão com Jadson e Pablo, o que o obriga a buscar novas soluções.

O foco do Corinthians só no Brasileiro ajuda bastante a ótima campanha do time que tem agora nove pontos à frente do Grêmio. Não é, obviamente, a única explicação em um time com padrão constante de jogo que tem sido muito mais regular do que os rivais. Mas o desenrolar de um campeonato longo vai desafiar o elenco alvinegro quando houver necessidade de girar mais a equipe como agora.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.