Topo

Rodrigo Mattos

Com sua arena, Corinthians é mandante muito superior ao Flamengo

rodrigomattos

30/07/2017 04h00

Desde a inauguração da sua arena, em 2014, o Corinthians desfruta de um desempenho como mandante muito superior ao Flamengo que tem sido itinerante neste período. As estatísticas mostram que o estádio próprio faz diferença no aproveitamento técnico do time. De novo, o time paulista terá esse aliado na tarde deste domingo no confronto entre os dois.

O blog fez um levantamento dos jogos das duas equipes no Brasileiro desde 18 de maio de 2014 quando foi inaugurada a arena, com uma derrota para o Figueirense. Foram considerados no caso corintiano apenas os jogos no seu estádio – houve poucas exceções.

Desde então, o Corinthians obteve 76,3% dos pontos disputados na sua arena no Brasileiro. Foram 40 vitórias, 15 empates e apenas quatro derrotas na competição.

É certo que o time corintiano foi campeão em 2015 e lidera no atual Nacional. Mas, em 2014, foi quarto colocado, e no ano passado, ficou na 7a colocação.

Enquanto isso, o Flamengo como mandante conseguiu 60,75% dos pontos que disputou. Foram 33 vitórias, 14 empates, e 15 derrotas. O número de jogos é um pouco maior porque foram desconsideradas as partidas corintianas fora da arena para testar o efeito do estádio.

Se o time paulista tinha casa fixa, o Flamengo jogou em uma quantidade grande de estádios como mandante, Maracanã, Raulino de Oliveira, Kléber Andrade, Mané Garrincha e até Pacaembu. Só agora na Ilha do Urubu que o time passou a ter uma casa fixa.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.