Topo

Rodrigo Mattos

PSG não reteve percentual do Santos ao pagar multa de Neymar ao Barça

rodrigomattos

04/08/2017 04h00

O Paris Saint-Germain não reteve o percentual do Santos como clube formador ao pagar a multa rescisória de 222 milhões de euros para o Barcelona. Pela norma da Fifa, o clube francês que deveria segurar até 5% para garantir o direito ao mecanismo de solidariedade.

Agora, há duas opções. A primeira é o clube parisiense pagar um valor extra para o Santos já que o agente de Neymar, Wagner Ribeiro, afirmou que o jogador pediu que seja dado o percentual ao seu time de origem. Ou restará ao Santos ir à federação internacional contra o PSG para exigir o pagamento de sua parte.

O blog tinha antecipado que a operação seria feita sem considerar o percentual do Santos. A tese dos advogados do PSG e do jogador é de que pagamento de multa sem acordo de venda não implica em dar parte ao time que formou o atleta.

E foi colocada em prática na quinta-feira. Os advogados de Neymar levaram um cheque de 222 milhões euros integrais para o Barcelona após a La Liga se recusar a receber o dinheiro. O clube espanhol não tem nenhuma obrigação de repassar o dinheiro ao Santos.

Pelos cálculos santistas, o time paulista teria direito a 4% da operação como formador, o que significaria um valor próximo de 9 milhões de euros (R$ 33,4 milhões). Se houver demanda do Santos na Fifa, o time francês pode incluir o Barcelona na ação para cobrar o dinheiro.

Advogados ouvidos pelo blog contaram que, em certos acordos, os clubes já estabelecem em contrato quem deveria pagar o direito de formador. Mas, como a transferência ocorreu de forma litigiosa, não há nenhum acerto entre os dois times.

Barcelona recebe pagamento da multa e anuncia rescisão com Neymar

UOL Esporte

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.