Topo

Rodrigo Mattos

Jogos da seleção devem mudar cara na TV com maior controle da CBF

rodrigomattos

03/09/2017 04h00

A cara dos jogos da seleção brasileira deve mudar a partir do final com a conclusão do processo de concorrência de direitos de televisão iniciado pela CBF. Isso porque o novo contrato dará à confederação um maior controle sobre as filmagens e imagens das partidas no Brasil, aproximando-se do modelo da Copa e da UEFA.

O executivo da Synergy, Patrick Murphy, contratado para realizar a concorrência, explicou que as condições propostas às emissoras implicam em maior controle da CBF sobre as imagens no Brasil. NO exterior, haverá empresas contratadas no exterior para realizar a produção dos jogos.

Primeiro, devemos diferenciar entre os jogos que ocorram no Brasil e fora do Brasil. Fora, haverá host broadcast do mercado que ocorre. Dentro do Brasil, é abslutamente importante que a CBF tenha controle sobre como esses jogos são produzidos, tendo atitude mais proativa no controle dessa produção. Sim, haverá mais controle do que antes", afirmou Murphy.

Atualmente, a Globo, que detinha os direitos sobre a seleção, realiza a produção de imagens dos jogos sem participação efetiva da confederação. Isso dá a emissora autonomia para ângulos que podem favorecer patrocinadores, ou do tratamento da imagem para dar a cara do seu pacote futebol.

Murphy não deixou claro o quanto de controle a CBF exercerá sobre as imagens, se efetivamente atuará na produção dos jogos. Mas, com maior controle, a confederação poderá por exemplo favorecer ângulos e tratamentos que privilegiem seus parceiros e seus interesses, como fazem Fifa e UEFA.

 

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.