Topo

Rodrigo Mattos

Procuradoria do STJD analisa confusão em final e deve denunciar Fla

rodrigomattos

08/09/2017 13h12

A procuradoria do STJD vai analisar as confusões ocorridas na final da Copa do Brasil no Maracanã e deve denunciar o Flamengo. Caso isso se confirme, o clube pode perder mandos de campos. Haverá uma conclusão da análise até a semana que vem.

Durante o jogo, houve invasão do estádio por torcedores sem ingresso e outros rubro-negros saltaram do setor Leste para o Norte. Neste momento, houve confronto com seguranças e com policiais militares, e foi danificada parte da divisória do Maracanã.

O procurador do STJD Felipe Bevilacqua confirmou que o Flamengo pode ser enquadrado nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O primeiro artigo é deixar de manter infraestrutura necessária para a segurança, e o segundo deixar de tomar providências neste sentido. A punição pelo primeiro é até interdição do estádio, e do segundo é perda de um a dez de mandos de campo.

Quem está responsável pela análise é o subprocurador Gustavo Silveira. A previsão é de que seja concluída sua verificação de imagens até o meio da próxima semana quando poderá ser feita denúncia.

Houve ainda confusões do lado de fora do Maracanã com brigas envolvendo torcidas organizadas do Fla, e também torcedores do Cruzeiro. Mas esse tipo de incidente não entra na análise da procuradoria do STJD visto que é fora das instalações.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.