Topo

Rodrigo Mattos

Clubes devem ficar isentos de revelar fatias de seus jogadores

rodrigomattos

10/09/2017 04h00

Os clubes não devem mais ter de exibir o fatiamento de seus jogadores em seus balanços de 2018. Essa mudança deve ser aprovada nas novas regras de contabilidade para times de futebol que estão em fase final de discussão. Foi um pedidos dos próprios clubes para a alteração desta norma.

Atualmente, os clubes têm que mostrar qual o percentual dos direitos que detém de cada um dos seus atletas em seus balanços, revelando quanto pertence a terceiros. Dessa forma, é possível saber quando o jogador é fatiado e como.

Mas isso incomoda dirigentes de clubes que alegam que os dados são estratégicos e portanto a sua exibição os prejudica. Houve um pedido dos cartolas para retirar esse item das novas regras de contabilidade para times.

Há um texto com proposta de alteração das normas do Conselho Federal de Contabilidade. Esse documento muda a contabilidade de luvas de TV e de direitos de imagem de jogadores, e exclui a revelação dos fatiamento dos atletas.

Agora, haverá uma câmara técnica e audiências públicas para depois ser fechado o texto final no conselho de contabilidade. A tendência é que o texto siga inalterado e portanto os clubes se tornem isentos de exibir fatiamento de atletas a partir do próximo ano.

A compra de percentuais de jogadores por terceiros, que não clubes de futebol, está vetada pela Fifa desde 2015. Mas há clubes que dividem atletas, e percentuais que permaneceram de contratos antigos.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.