Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol divulgará datas da Libertadores-18 com incógnita sobre final única

rodrigomattos

15/09/2017 04h00

A Conmebol divulgará até a próxima segunda-feira seu calendário anual de competições para 2018, incluindo a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Mas a entidade ainda deixará em aberto se a final da principal competição de continentes do clube será em jogo único ou em duas partidas. Essa decisão só será tomada em reuniões nos próximos meses.

O calendário da Conmebol vai reservar duas datas para a decisão da Libertadores-2018. Assim, haverá a possibilidade de fazer a final em dois jogos ou em apenas um.

O presidente da confederação, Alejandro Dominguez, já declarou ser favorável à decisão em jogo único, e faz lobby pela ideia. Mas a decisão não será tomada antes de se ouvir outros dirigentes e os clubes.

Há uma subcomissão de times formada para dar sugestões de formato ao torneio. O grupo conta com os dirigentes dos 16 clubes classificados ao mata-mata das oitavas de final da Libertadores que já estiveram reunidos em Assunção, sede da Conmebol. Um novo encontro será marcado para que eles opinem sobre o assunto. Em seguida, o Conselho da Conmebol tomará uma decisão.

Já existem cidades candidatas a sediar a primeira final única da Libertadores, entre elas Rio de Janeiro e Lima. A ideia da Conmebol é fazer um grande evento que aumente os ganhos econômicos da competição. Mas há questões logísticas já que, na América do Sul, há maior dificuldade para viajar.

Assim que o calendário da Conmebol for divulgado, a CBF vai anunciar a organização da sua temporada 2018 na próxima semana. O documento já está praticamente pronto, dependendo das definições da confederação sul-americana. Por conta da Copa-2018, os Estaduais começarão mais cedo e o Brasileiro só será interrompido pelo Mundial.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.