Topo

Rodrigo Mattos

Com Levir, defesa do Santos supera média do líder Corinthians no Brasileiro

rodrigomattos

16/09/2017 04h00

Sob o comando do técnico Levir Culpi, o Santos tem a melhor defesa do Brasileiro, superando o desempenho do Corinthians. O time de Parque São Jorge ainda lidera no quesito considerando todo o campeonato, incluindo a passagem de Dorival Jr. pela Vila Belmiro. A equipe santista enfrentará o Botafogo, no Estádio Nilton Santos.

Após a troca de técnico, o Santos sofreu oito gols em 17 jogos, uma média de 0,47 por partida. Anteriormente, com Dorival Jr, o time da Vila Belmiro tinha tomado seis gols em seis jogos, um por rodada. O goleiro Vanderlei, destaque do time, já estava em boa fase naquela época.

Enquanto isso, em todo o campeonato, o Corinthians sofreu 13 gols em 24 partidas, uma média de 0,57 por jogo. O time de Fábio Carille ensaiou ter a melhor defesa da história do Brasileiro pelo seu rendimento inicial, com uma média de 0,47 gol sofrido por partida no primeiro turno (mesmo aproveitamento atual do Santos de Levir) . Mas sofreu quatro gols em quatro jogos no segundo turno e terá de melhorar se quiser superar o São Paulo de 2007, com média de 0,5 por jogo.

No caso do Santos, a melhora com Levir Culpi foi principalmente no setor defensivo, já que, no ataque, os números são levemente melhores do que do antecessor. Foram 19 gols em 17 rodadas, com média de 1,12 por partida. Antes, era de um por jogo.

O Santos saltou de 10o no Brasileiro para 3o, a nove pontos do líder Corinthians. A diretoria santista optou pela troca de Dorival Jr por Levir Culpi porque entendia que o treinador anterior vinha insistindo em opções que não davam certo e pelo desgaste de dois anos de trabalho.

Entre outros motivos, Levir foi escolhido por ter um currículo em que sempre voltava aos lugares onde trabalhou por ter sido bem avaliado. "O técnico é um gestor de pessoas. E ele é ótimo gestor de pessoas", definiu o presidente santista Modesto Roma Jr.

Além da boa campanha no Brasileiro, levou o Santos até as quartas-de-final da Libertadores (pegou o time classificado aos mata-matas), onde precisa de uma vitória em casa para passar às semis. Foi eliminado na Copa do Brasil pelo Flamengo em dois resultados iguais.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.