Topo

Rodrigo Mattos

Com rivais mal, Corinthians pode ser campeão com baixa pontuação no returno

rodrigomattos

25/09/2017 04h00

Mais uma rodada em que o Corinthians perdeu pontos, mas manteve a vantagem de 10 pontos na liderança do Brasileiro. Com campanha ruim no returno, o time paulista aumentou sua diferença. Explica-se: os números indicam que as equipes do G4 (exceção ao alvinegro) têm um dos piores desempenhos nos pontos corridos.

No final de semana, o Corinthians empatou o clássico diante do São Paulo, mas o Grêmio perdeu do Bahia. Santos e Palmeiras venceram, e o time da Baixada assumiu a segunda colocação. Ambos têm pontuado melhor do que os corintianos, mas não para se aproximarem de forma consistente.

Diante desse cenário, o time de Parque São Jorge pode ser campeão mesmo que não recupere seu rendimento original. Mas ficará ameaçado se um dos outros times do G4 reagir e melhorar sua campanha. Vamos aos números.

No primeiro turno, o Corinthians teve o espetacular aproveitamento de 82,5% dos pontos. Mas, no segundo turno, acumula apenas sete pontos, com aproveitamento de 38,8%. Caso mantenha esse rendimento, acabaria com 69 pontos. É um patamar que não costuma levar a título: só aconteceu com o Flamengo em 2009 em um campeonato de baixa pontuação. Em outros casos, vices-campeões tiveram mais pontos.

Mas isso é justamente o que ocorre com os rivais corintianos: baixa pontuação para quem está na elite. O Santos tem o pior desempenho de um vice-líder com 25 rodadas. O único que o iguala era o São Paulo, justamente em 2009, com os mesmos 44 pontos.

Ora, se o time da Baixada mantiver o atual desempenho, acabará com 67 pontos. Ou seja, ficaria abaixo do Corinthians mesmo que o time de Fábio Carille continue a jogar mal, e mantenha o desempenho ruim do returno.

Em resumo, a não ser que os outros três times do G4 consigam melhorar consideravelmente seus rendimentos, o título não sairá do Parque São Jorge ainda que o Corinthians não volte a jogar como no primeiro turno.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.