Topo

Rodrigo Mattos

Chape pede vaga na Libertadores no CAS por pontos perdidos para Lanús

rodrigomattos

02/11/2017 11h00

A Chapecoense entrou com um recursos no CAS (tribunal internacional esportivo) contra a Conmebol por conta dos pontos perdidos na Libertadores em corte da entidade por jogador irregular, justamente no jogo contra o agora finalista da competição Lanús. Entre os pedidos do time catarinense no tribunal, está uma vaga na Libertadores de 2018 já que provavelmente será impossível retornar à atual edição por falta de tempo.

Lembre-se: na fase de grupos da Libertadores, a Chapecoense escalou o zagueiro Luiz Otávio no jogo contra o Lanús. A Conmebol alegou que ele estava suspenso, e o time argentino entrou com um pedido dos três pontos do jogo vencido pela Chape. O tribunal deu razão ao Lanús que, com isso, acabou em primeiro do grupo e decirá o torneio em casa diante Grêmio.

Ao se defender, no tribunal da Conmebol, a Chapecoense alegou que nunca fora avisada pelos meios formais que a suspensão de Luiz Otávio tinha que ser cumprida diante do Lanús. Isso porque, por regulamentos, há procedimentos para fazer a notificação que não foram seguidos pela confederação. A Conmebol argumenta ter avisado o time catarinense.

Assim, há um mês, a Chapecoense entrou com ação no CAS para tentar derrubar a decisão do tribunal da Conmebol. A confederação sul-americana tem até o meio de novembro para se defender. Depois disso, será marcado o julgamento, que só deve ocorrer em 2018.

"Fizemos pedidos em vários estágios diferentes, tanto desportivo quanto financeiro. No mundo ideal, a Chapecoense queria a vaga nas oitavas-de-final neste ano. Mas, como não deve ser possível voltar tudo, pedimos a classificação para a próxima Libertadores a partir das oitavas, ou pelo menos na fase de grupos", afirmou o advogado da Chapecoense, Marcelo Amoretty.

Além da questão esportiva, o clube catarinense também busca reparação financeira pela eliminação que considera indevida. "No aspecto financeiro, pedimos que fosse dada a premiação. Como não sabemos até onde a Chapecoense iria caso se classificasse, pedimos a premiação do campeão. Caso não seja aceito, pedimos ao menos a da classificação. Ou o tribunal pode arbitrar um valor", completou o advogado.

Sob o ponto de vista de argumentação, a ação da Chapecoense tem a mesma base já feita no tribunal da Conmebol. A diferença é que o time catarinense espera um julgamento que lhe dê melhor oportunidade de defesa no CAS. O blog tentou ouvir a Conmebol sobre o caso, sem sucesso.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.