Juventus, City, aspirante. Gigantes da internet vão ao futebol por beiradas
A previsível entrada dos gigantes da internet (Facebook, Netflix, Amazon, etc) na briga de direitos de transmissão de futebol já começa a ocorrer pelas beiradas. Times de futebol já fecham acordos por direitos paralelos como a produção de séries de bastidores, e campeonatos de jovens já são explorados. Dirigentes já os esperam nas próximas disputas pelas competições.
Nesta semana, o Manchester City anunciou um acordo de 10 milhões de libras para a produção de uma série na Amazon. A ideia é explorar os bastidores da campanha. Houve complicada negociação para não interferir nos direitos sobre Premier Legue a Champions League.
Antes, a Juventus fizera acordo similar com o Netflix, também para a exploração dos bastidores de suas campanha. A ideia é repetir o que foi feito com time de futebol urnivesitário, que já está no cardápio da empresa.
Há dois meses, o executivo do Manchester United Ed Woodward previu que a Amazon e o Facebook já devem fazer parte da próxima disputa de direitos pela Premier League. Claro, é uma previsão, sem certeza, mas a cada vez ganha mais chances de se concretizar.
Inicialmente, o Facebook tinha se posicionado de que não investiria em direitos, mas isso tem caído por terra. Tentou, sem sucesso, levar a Liga de Cricket da India. No Brasil, ainda tímido, investiu dinheiro em uma parceria com o Esporte Interativo para passar o Campeonato Brasileiro de aspirantes.
O caminho está traçado independentemente do discurso cauteloso. Os gigantes de internet têm dinheiro, necessidade de conteúdo para inflar seus tráfego e assinaturas (em alguns casos). É juntar a fome com o prato.
Resta saber com que velocidade o processo vai ocorrer, e como serão as relações com as redes de televisão já constituídas que costumam ser parceiras em alguns projetos. Mas é certo que o conteúdo do futebol pode se tornar estratégico para esses gigantes da internet.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.