Topo

Rodrigo Mattos

Defesa de Guerrero faz novo recurso à Fifa para libera-lo para repescagem

rodrigomattos

13/11/2017 13h02

Os advogados de Paolo Guerrero entraram com uma apelação no tribunal de apelações da Fifa para tentar interromper a suspensão provisória do atacante por doping e permitir que ele jogue pela repescagem do Peru. Mas a expectativa de sucesso não é grande. A maior aposta é mesmo no julgamento de fato do jogador que ocorrerá no final de novembro.

Foi encontrada a presença de do metabolito da cocaína, benzoilecgonina, na urina de Guerrero no exame após o jogo entre Peru e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. O comitê disciplina da Fifa o suspendeu de forma provisória por 30 dias.

A defesa do jogador tentou um recurso para interromper a suspensão, sem sucesso. Agora, recorreu ao tribunal de apelação da Fifa como informou "O Globo", e confirmou o blog. "É só relacionado à suspensão provisória. A defesa dele temos até o dia 26 de novembro para apresentar porque a audiência será no dia 30. A Fifa deve dar o resultado alguns dias depois", afirmou um dos advogados de Guerrero Bichara Neto, que admite ser difícil interromper suspensões provisórias.

Na discussão do mérito, a defesa de Guerrero aposta como principal tese de que houve contaminação cruzada que supostamente levou à presença do benzoilecgonina. "A presença da substância no organismo é pequena", explicou o advogado. Normalmente, as penas por uso de cocaína são de até 4 anos, mas já houve absolvições em casos em que ficou provado que não houve intenção de ingestão ou benefício.

Caso Guerrero seja condenado pelo comitê disciplinar da Fifa, em 30 de novembro, caberá recurso ao comitê de apelação da Fifa e depois ao CAS (tribunal esportivo). Seria necessária uma improvável interrupção da suspensão provisória ou uma absolvição para que ele volte a jogar pelo Flamengo ainda nesta temporada, assim mesmo se o clube chegar à final da Copa Sul-Americana.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.