Topo

Rodrigo Mattos

Fifa junta provas e cobra explicações de Del Nero por denúncias nos EUA

rodrigomattos

14/12/2017 12h54

Após os depoimentos com acusações contra ele na corte em Nova York, a comissão disciplinar na Fifa cobrou do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, explicações sobre as denúncias de que recebeu propina. Foram anexadas provas do processo ao procedimento no âmbito esportivo. Isso significa que o inquérito contra o dirigente descongelou, mas não necessariamente que ele será punido.

Durante as últimas semanas, ex-executivos da Traffic e Torneos, que tinham direitos de competições, acusaram Del Nero de receber subornos por contratos. No total, é apontado que o dirigente ganhou US$ 6,5 milhões em propinas por acordos da Libertadores e da Copa América. Ele nega as acusações.

A partir daí, a comissão disciplinar da Fifa deu andamento ao inquérito como informou o "Globo.com", e confirmou o blog. Foi feito um pedido de informações e documentos para Del Nero, inclusive dados pessoais.

O dirigente já respondeu às requisições, enviando as informações solicitadas pela Fifa. Aliados de Del Nero alegam estar tranquilos porque o tribunal de Nova York não mostrou nenhum documento de depósito de propina em favor dele. Assim, na versão de seus defensores, haveria indícios, mas não provas.

A questão é que o julgamento de José Maria Marin e outros dois dirigentes revelou documentos e detalhes das acusações que estavam sigilosos. Há por exemplo um bilhete do ex-presidente do Flamengo Kléber Leite, dono da empresa Klefer, que segundo procuradores indica valores das propinas a Del Nero. E há também detalhes dados pelos ex-executivos de quanto cada cartolas recebeu ilegalmente e quando.

Sem o sigilo, todos esses dados foram anexados ao procedimento disciplinar da Fifa contra Del Nero, o que torna bem mais robusto o inquérito. A Fifa aparece como vítima no processo em Nova York e por isso tem acesso aos documentos. A Conmebol também é parte e tem o mesmo acesso. Ambas têm advogados acompanhando o caso de perto.

Não foi o primeiro pedido de documentos e explicações ao presidente da CBF: já foram feitos alguns neste período desde o final de 2015. Oficialmente, a comissão disciplinar da federação internacional não comenta o caso Del Nero por "estar em andamento". Em entrevista, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, alegou que seria necessária condenação para punir cartolas.

Agora, resta saber o que a comissão fará com as novas provas e as explicações do cartola pois o procedimento já tem duração de dois anos sem conclusão. A comissão tem poder de afastar o presidente da CBF do futebol destituindo o do cargo no Brasil.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.