Topo

Rodrigo Mattos

Suspensão de Del Nero gera constrangimento em sorteio da Libertadores

rodrigomattos

21/12/2017 04h00

Afastado pela Fifa por corrupção, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero Nero, gerou constrangimento durante o sorteio da Libertadores. Dirigentes brasileiros, de clubes ou de federações, evitaram tratar da sua situação. Nos bastidores da Conmebol, ele é tratado como carta fora do baralho e sua existência é ignorada em cerimônia.

Del Nero foi suspenso na última sexta-feira pela Fifa. Seu afastamento baseou-se em documentos e delações em processo na Justiça dos EUA em que é acusado de levar propina por contratos da Conmebol e da CBF. Não pode viajar.

Representante brasileiro na cúpula da Conmbeol, o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, foi econômico em tratar da situação de Del Nero. E tratou como um incógnita o futuro da CBF.

Questionado se a situação era difícil, respondeu: "Não só do Marco Polo, mas do futebol. Ele é o mais interessado em que as coisas se resolvam. Que as coisas se definam rapidamente", contou.  "Qualquer coisa que se fale é especulação. Nem eleição pode fazer agora."

A eleição pode ser marcada a partir de abril de 2018, e até lá já deve estar definido se o afastamento de Del Nero é definitivo. Na Conmebol, há o indicativo de que ele dificilmente volta ao cargo. Enquanto isso, o nome do dirigente é evitado como qualquer coisa ligada à entidade cuja gestão anterior esteve envolvida no escândalo da Fifa. A confederação se coloca como vítima.

Entre os clubes, a tônica é evitar o assunto Del Nero. "Entendo que nós não temos elementos suficientes para fazer qualquer tipo de análise", afirmou o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, que disse que esperaria informações da Justiça. "A gente acredita no Dr. Marco, e até então não temos outra informação." Del Nero é conselheiro vitalício do Palmeiras.

O mesmo tom cauteloso foi adotado pelo presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr.. Afirmou que não queria comentar porque não tinha acesso aos dados sobre o por quê da suspensão.

Enquanto isso, na cerimônia do sorteio para a Libertadores, houve um momento de constrangimento quando foram reveladas as estátuas de Pelé e Maradona. Para tirar o pano da imagem do craque argentino, foi anunciado o presidente da AFA, Claudio Tapia. Para Pelé, Carneiro Bastos, anunciado como "representante brasileiro", já que Del Nero não estava no local.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.