Topo

Rodrigo Mattos

Além da CBF, Del Nero corre risco no Palmeiras se banido pela Fifa

rodrigomattos

03/01/2018 04h00

Suspenso pela Fifa por suspeita de corrupção, Marco Polo Del Nero corre o risco de ser banido de todas as atividades no futebol em julgamento no Comitê de Ética da entidade. Além da perda da presidência da CBF, uma punição pode afetar seu cargo de conselheiro vitalício do Palmeiras. O Conselho Deliberativo alviverde prevê abrir um procedimento para analisar a situação se houver condenação. Dois de três advogados consultados entenderam que ele não poderia seguir no clube se afastado em definitivo.

Del Nero foi indiciado pelo Departamento de Justiça dos EUA por conta da acusação de que recebeu propinas por contratos da CBF e da Conmebol. As provas contra ele foram reveladas durante julgamento do ex-presidente da confederação José Maria Marin. Com isso, o Comitê de Ética da Fifa o suspendeu por 90 dias.

Até agora não foi enviada a defesa de Del Nero, nem o processo tem data para julgamento. Ele nega qualquer ato irregular e promete ir até as últimas instâncias para tentar provar inocência. Mas o cenário não é positivo para o presidente da CBF já que, em geral, cartolas suspensos acabam afastados definitivamente.

O banimento é para qualquer atividade relacionada ao futebol. "Perante o Conselho, se houver uma condenação da Fifa, que é do meio do esporte, dependendo dos termos, o Conselho vai abrir procedimento para analisar a situação", contou o presidente do Conselho Deliberativo do Palmeiras, Seraphim Del Grande.

A questão levantada é o quando um conselheiro vitalício, cargo ocupado por Del Nero no Palmeiras, atua no futebol. Se houver influência, ele não pode exercer o cargo já que o Palmeiras está submetido às regras da Fifa. "Essa é uma questão jurídica", disse Del Grande, sem emitir opinião.

Pelo estatuto palmeirense, o conselheiro vota o orçamento e os balanços financeiros do clube, o que afeta o andamento do futebol. Também elege o COF (Conselho de Orientação Fiscal) que avalia medidas da gestão da diretoria.

Dos três advogados ouvidos pelo blog, dois entenderam que o cargo tem influencia no futebol e portanto não seria permitido continuar nele. Um terceiro analisou que seria uma interferência indevida da Fifa no Palmeiras determinar o afastamento do dirigente.

Especialista em casos na Fifa, um advogado que pediu anonimato afirmou que não dá nem para cogitar que Del Nero fosse banido da CBF e ainda pudesse continuar a exercer uma função em um clube. Para ele, a atuação de conselheiros no futebol é clara pois o futebol é o carro-chefe palmeirense, e decisões sobre a gestão do clube afetam seu andamento. Um colega que também pediu para não ter o nome publicado concordou com a tese.

Já o advogado Leonardo Andreotti, também especialista na legislação de Fifa, tem entendimento diferente. "O cargo de conselheiro de uma associação civil não tem nada a ver com essa situação. Se atingir essa esfera (Palmeiras), estaria extrapolando a decisão da Fifa. O clube não é só futebol e ele não estaria em um cargo de diretor", analisou ele, que ainda lembrou da autonomia às entidades garantidas pela lei.

O julgamento de Del Nero na Fifa deve ocorrer em um prazo de até noventa dias depois da suspensão, o que significa dizer que até meados de março. Questionado durante o sorteio da Libertadores, o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, não quis opinar sobre a situação do dirigente.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.