Topo

Rodrigo Mattos

Vasco vai verificar dívidas contabilizadas na gestão Eurico

rodrigomattos

27/01/2018 04h00

Após um conturbado processo eleitoral, e da saída de Eurico Miranda, o Vasco ainda não sabe qual o tamanho real da crise financeira do clube. É o que conta o novo vice-presidente de Finanças vascaíno, Orlando Marques. O dirigente disse ao blog que está levantado os documentos para conferir os valores lançados como dívida pelo clube para saber quais de fato são válidos.

Marques evita falar em auditoria, mas reconhece que a gestão de Eurico estava longe dos métodos ideias. Diz que é bem diferente do que ocorre em outros clubes, que o orçamento é ficção e que pretende aos poucos implantar um sistema com balancetes periódicos para mostrar a situação à torcida.

Ao mesmo tempo, o que Marques já sabe é que terá de fazer um esforço para quitar salários atrasados até a primeira quinzena de fevereiro. E uma informação já é certa: o Vasco fechará com déficit em 2017, apesar de o balanço só estar previsto para abril.

Do que é conhecido até agora, o clube vascaíno tinha dívidas de R$ 457 milhões até o final de 2016.  Além do débito, outro problema é a excessiva dependência da receita da TV Globo, que representa 80% do total. Eurico afirmou que pagou diversas dívidas, mas o balanço do clube de 2017 que mostrará a situação real antes e depois da sua chegada.

Blog: A atual gestão tem uma noção do real tamanho da dívida do Vasco?

Orlando Marques: Números são frios. Tivemos várias dívidas, coisas que ainda não estão claras. Seria impossível identificar a situação do Vasco agora. Auditoria eu acho que é um nome muito forte, mas precisamos confirmar e conferir esses números. Formatar isso com documentos. Desde ontem, o jurídico está conferindo esses documentos. Não queremos fazer nenhuma injustiça.

Blog: Mas a atual diretoria contratará uma auditoria externa para verificar as contas de Eurico Miranda?

Marques: Jurídico fará o levantamento. Auditoria é uma palavra forte. Mas, se houver necessidade, podemos ver. Esse ainda é meu primeiro dia assumindo. Não dá para dizer.

Blog: A atual gestão já sabe como fecharam as contas do Vasco em 2017? Houve déficit ou superávit?

Marques: Déficit. Informação toda é que fechou no vermelho. Mas é um indicativo.

Blog: Quando haverá um balanço pronto do ano passado para saber a real situação?

Marques: Março ou abril. Vem sendo feito. Não podemos ser levianos agora de dizer que esse é o número (da dívida). Temos que ter um retrato mais preciso. É como qualquer situação de uma empresa em que se assume. Semana que vem vamos ter um alguma coisa, alguma indicação. Nós não temos esse valor. Dia a dia estamos vendo. O rapaz aqui da tubulação de gás chegou agora dizendo que tinha uma dívida. Em cinco ou sete dias, vamos ter uma ideia.

Blog: O Vasco conseguirá cumprir esse prazo prometido de pagar os salários atrasados em 5 de fevereiro?

Marques: Tive uma conversa com o pessoal. Estamos trabalhando para que ser pago na 1a quinzena de fevereiro. Não podemos ser levianos de dar uma data. Estão sendo feitos contatos pelo nosso presidente (Alexandre Campello) para a primeira quinzena. Depende de como vamos negociar essas dívidas.

Blog: Qual a previsão da entrada do dinheiro de soliedariedade de Phillipe Coutinho?

Marques: Estão entrando com o advogado instruído para pedir isso. (processo já tinha sido dado início com Eurico Miranda).

Blog: Houve um dinheiro emprestado pelo empresário Carlos Leite para ajudar nos salários?

Marques: Não tenho a informação desse aporte. Foi negociado pelo presidente.

Blog: O Vasco já tem um orçamento para 2018? Os números aprovados pela gestão Eurico Miranda estão valendo?

Marques: Dentro da gestão do Eurico, teve um orçamento aprovado. É uma peça de ficção como em qualquer empresa. O piloto vai conduzindo do jeito que as condições se apresentam. Poderia prever por exemplo que o Vasco vai ganhar a Libertadores. Trabalho nisso em empresas privadas. O orçamento é besteira. As previsões que se colocam são previsões e não se confirmam.

Blog: Mas outros clubes têm orçamentos estruturados que são executados durante o ano, claro, com ajustes…

Marques: Se pegar os outros clubes, e ver a gestão anterior (Eurico), há uma enorme diferença de gestão. Vamos modernizar a gestão. Mas, quando se derruba um muro, é fácil. Demora muito mais tempo levantar o muro, tijolo a tijolo. Não temos ainda muita informação. Mas cada vice-presidente em uma unidade tem que fazer orçamento e ter uma gestão financeira. Não é que tem que dar lucro, mas tem que ter responsabilidade na gestão, nas despesas. Tem que ter responsabilidade nas despesas.

Blog: O Vasco pretende começar a publicar balancetes periódicos para mostrar para torcedores qual a real situação?

Marques: É uma tendência. Vamos ver como podemos fazer isso. Há um grupo de vascaínos que trabalham em empresas que estão se propondo a ajudar nesta responsabilidade.

 

 

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.