Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol abre processo contra Nacional por gestos de avião contra Chape

rodrigomattos

01/02/2018 20h18

O tribunal da Conmebol vai iniciar um processo disciplinar contra o Nacional, do Uruguai, pelos gestos de seus torcedores ironizando a queda do avião da Chapecoense. Foi um pedido da diretoria da entidade que fosse aberto o procedimento após ver vídeos do fato na internet.

Durante a partida entre Nacional e Chapecoense, pela Libertadores, torcedores do time uruguaio fizeram gestos de um avião caindo em direção à torcida da equipe catarinense. Era uma alusão ao acidente que matou 71 pessoas, em 2016, a maioria da delegação da Chapecoense. Pelo menos dois torcedores foram flagrados por câmeras. O Nacional pediu desculpas ao clube brasileiro em nota.

A Conmebol entendeu que o caso se enquadrada no artigo 14 de seu código de disciplina. Pela descrição do artigo, fala-se em ato que insulte à dignidade humana, seja por idioma, credo ou origem. É o artigo em que normalmente se enquadra casos de racismo. No entender da confederação, os gestos dos torcedores do Nacional podem ser entendidos como ato hostil.

As penas previstas são pelo menos uma multa mínima de US$ 3 mil. Em casos considerados mais graves, pode-se chegar a portões fechados ou eliminação da competição. Não há data ainda de julgamento.

O caso da Chapecoense é especialmente sensível dentro da Conmebol porque a entidade prestou várias homenagens ao clube após o acidente. Em concordância com o Atlético Nacional, da Colômbia, a confederação até concedeu o título de campeão da Copa Sul-Americana ao time catarinense.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.